Comissão de Desenvolvimento ouviu secretários durante reunião

Secretários apontaram setores prejudicados pela pandemia do Covid-19 e ações realizadas pelas pastas
Comissão de Desenvolvimento ouviu secretários durante reunião

Durante a tarde desta quarta-feira, 09 de junho, a Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Relações Internacionais e de Consumo, realizou reunião mantendo o cronograma de atividades.

Conduzida pelo presidente da comissão, vereador Marcos Papa (Cidadania), e com os membros França (PSB) e Mauricio Gasparini (PSDB), foram ouvidos os secretários da Cultura e Turismo, Isabela Pesoti, e da Inovação e Desenvolvimento, Eduardo Molina. Acompanharam a reunião representantes da OAB, Sindicato do Comércio, Instituto Ribeirão 2030, Supera Parque, entre outros.

Em um breve resumo do que já foi feito no âmbito da Cultura e do Turismo local, Isabela esclareceu que inicialmente foi liberado um auxilio com orçamento próprio, e através da Lei Aldir Blanc houve a liberação de verba do Governo Federal, quando foram beneficiados não somente artistas, mas todo profissional ligado à área. E houve o auxílio do Governo Estadual através do PROAC, mas este amparou somente os artistas, ficando fora todos os que trabalham nos bastidores. No entanto, esses recursos não foram suficientes.

O setor hoteleiro foi apontado por Isabela como um dos setores que estão sendo prejudicados e sem muito apoio ou auxilio. Com os congressos sendo realizados atualmente por plataformas digitais, eventos culturais e comerciais que foram cancelados, proporcionou um grande impacto na economia deste setor, assim como no setor de festas e no próprio comércio.

Já o secretário Eduardo Molina, explicou que muitas ações estão sendo analisadas pelo governo municipal, em virtude de serem elaboradas como leis ou decretos. Desta forma, ele acredita que estarão em prática somente em 2022, principalmente a Política de Desenvolvimento Econômico, que necessita de dialogar com todos os setores, aprofundando a necessidade de cada um deles. Medidas que facilitam a abertura de empresas também estão sendo analisadas, segundo Molina.

Outro ponto que foi apontado pelo secretário foi a criação de 1.600 vagas em 34 cursos de curta duração, com o objetivo de gerar renda para a população em situação de vulnerabilidade. O início dos cursos deverá ocorrer em agosto, quando o secretário espera que a pandemia esteja mais controlada, possibilitando aulas presenciais, essencial em alguns cursos.

O vereador Marcos Papa lembrou que haverá audiência pública dia 14 de junho, realizada pela Prefeitura Municipal, onde será discutida a Lei de Uso e Ocupação de Solo. E o quanto é importante para todos os setores acompanharem e participarem com sugestões, para que a lei venha para beneficiar todos os setores econômicos do município.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)