Comissão do Bom Prato ouve pacientes do Hospital das Clínicas

Usuários do HC relatam dificuldades financeiras para custear alimentação
Comissão do Bom Prato ouve pacientes do Hospital das Clínicas

Foto: Newton Barbosa

Os membros da Comissão Especial de Estudos que apura a instalação da segunda unidade do Programa Bom Prato em Ribeirão Preto, acompanharam, na manhã desta sexta-feira, 29 de setembro, a chegada de pacientes ao Hospital das Clínicas.

A Comissão é composta pelos vereadores Igor Oliveira (PMDB) - presidente, Marmita (PR) e Jean Coraucci (PDT). Os parlamentares ouviram os usuários do HC que aguadavam na fila de espera para a coleta de sangue. Alguns deles relataram que por estarem em jejum e não terem condições financeiras, passam boa parte do dia sem alimentação.

Igor Oliveira salientou a importância de se visitar o HC logo pela manhã e ouvir a população usuária, maior interessada na concretização desse projeto.  O HC atende pacientes de Ribeirão Preto e região, por isso o vereador enfatizou que implantar um restaurante popular não é uma questão de luxo, mas sim, necessidade.

A Comissão andou pelas filas da coleta de sangue e espera de exames. Segundo a assessoria do Hospital, pelo menos duas mil pessoas já aguardavam algum tipo de atendimento antes mesmo das 7 horas da manhã. Apenas na doação de sangue, a fila já alcançava mais de 500 pessoas.

Todas as informações obtidas na visita serão inseridas no relatório final da comissão que pretende fazer mais oitivas e também requerer junto à FEA-USP um estudo sobre os preços aplicados pelos comerciantes do Hospital.

Já foram ouvidos o gestor o restaurante Bom Prato de Ribeirão, Guido Desinde Filho, o prefeito do Campus da USP, Américo Sakamoto e o reitor da Universidade, Marco Antônio Zago, que se comprometeu a doar um terreno na rua Tenente Catão Roxo para a construção do novo BP.

Como foi prorrogada, a CEE tem mais 120 dias para entregar o relatório final. Após a conclusão dos estudos, a intenção dos membros da CEE é entregar a documentação ao governador Geraldo Alckmin.

Banco de imagens: