Comissão de Educação da Câmara realiza encontro com secretária municipal

Plano Municipal de Educação, direção de escola e falta de vagas nas unidades foram temas centrais
Comissão de Educação da Câmara realiza encontro com secretária municipal

Fotos: Thaisa Coroado

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara se reuniu, na manhã desta quinta-feira, 22 de fevereiro, com a secretária municipal da Educação Luciana Rodrigues. O encontro aconteceu na sede da Secretaria no Morro do São Bento, e contou com a participação dos vereadores Gláucia Berenice (PSDB), João Batista (PP), Jean Corauci (PDT) e Renato Zucoloto (PP).

O objetivo da Comissão foi apresentar oficialmente o grupo de trabalho do legislativo à secretária, que assumiu a Pasta no final de 2017. Já neste primeiro encontro os parlamentares levaram temas específicos para serem tratados, como o Plano Municipal de Educação, as questões que envolvem escolha de diretores de escola, e a falta de vagas nas escolas de ensino infantil, as CEIs e EMEIs.

Em relação ao Plano Municipal de Educação, Luciana afirmou que o projeto foi readequado em sua gestão para equilibrar as metas à realidade orçamentária, sem prejudicar as necessidades fundamentais. Comprometeu-se a enviar o texto-base para apreciação no legislativo até o mês de maio.

Sobre a seleção para os cargos de diretor de escola, a secretária disse ser favorável à participação da comunidade no processo de escolha, que deve ser amplamente debatido e conter, inclusive, sabatina com os postulantes ao cargo, para avaliação de conhecimentos teóricos e práticos. Porém lembrou do compromisso em cumprir às determinações do Estatuto do Magistério, que prevê indicação para o cargo. Luciana afirmou que o plano é discutir o tema e gradativamente implantar um novo conceito, sempre respeitando as normas legais, e que a Secretaria está receptiva para receber vereadores, profissionais da área e população para tratar do assunto.

Por receberem reclamações de pais em seus gabinetes, os parlamentares também se mostraram preocupados com a falta de vagas nas CEIs e EMEIs. Quanto a isso a secretária  disse estar comprometida com projetos para ampliação e abertura de novas escolas nos bairros onde a demanda é superior. Na reunião também foi discutida a importância da valorização aos professores, Luciana lembrou das dificuldades do dia-a-dia em sala de aula e comprometeu-se a trabalhar para viabilizar cursos de capacitação e novas perspectivas profissionais aos docentes da rede.

Por Marco Aurélio Tarlá