Comissão de Estudos da Dom Pedro ouviu secretário da Administração

Secretário explicou sobre as obras que retomaram com nova empresa
Comissão de Estudos da Dom Pedro ouviu secretário da Administração

A Comissão Especial de Estudos para analisar soluções de intervenção no sistema viário na região da avenida Dom Pedro I, recebeu na tarde desta terça-feira, 03 de maio, o secretário da Administração, Ricardo Fernandes de Abreu, para esclarecer sobre o atual andamento das obras naquela avenida.

Presidida pela vereadora Gláucia Berenice (Republicanos), e acompanhada pelos membros da comissão Bertinho Scandiuzzi (PSDB) e Paulo Modas (União), a reunião iniciou com o secretário informando que após a paralisação das obras pela empresa que iniciou o serviço alegar que houve aumento no preço da matéria-prima, e solicitar reajuste nos valores do contrato, foi realizada nova licitação e a empresa vencedora é a Autem Engenharia LTDA. A homologação foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 18 de março.

Em visita realizada ontem, o secretario concluiu que as obras estão em bom andamento, e o prazo para o término das obras é de oito meses.

O saldo remanescente da obra, segundo o secretário, é de R$20.319.215,47, mas não soube informar qual o valor com o pedido de reequilíbrio.

O vereador Paulo Modas afirmou o quanto é importante o cumprimento do cronograma das obras para não onerar a Prefeitura com pedidos de reequilíbrio, visto que estamos vivendo um momento de aumentos constantes em matérias primas.

O prejuízo aos empresários que sofreram durante a paralização das obras também foi destacado pelos vereadores.

Sobre as penalidades aplicadas na empresa anterior, o secretário explicou que existe uma multa no valor de R$ 2.031.921,54, mas a empresa impetrou com mandado de segurança e obteve êxito para a suspensão desse pagamento, mas está sendo analisado todo o processo para os próximos passos que a administração irá seguir judicialmente.

Sobre o projeto de intervenção viária na avenida Rio Pardo, Gláucia solicitou maiores informações, o que o secretário afirmou não poder passar maiores detalhes, e que o Secretário de Obras poderia ter essas informações.

A prefeitura assinou em agosto de 2020, contrato com empresa para a elaboração de estudos técni­cos de trânsito e tráfego para as obras de duplicação da avenida.

Ao final, foi deliberado pela comissão o envio de ofício solicitando o cronograma da obra na avenida Dom Pedro, assim como informações acerca da avenida Rio Pardo. E também será convidado o secretário de Obras, Pedro Luiz Pegoraro, para participar da próxima reunião da CEE.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)