Comissão de Estudos do Lar Santana é instalada e realiza oitivas

Comissão de Estudos do Lar Santana é instalada e realiza oitivas

Por: Silvia Morais - Foto: Aline Pereira

Instalada a Comissão Especial de Estudos para tratar sobre a ocupação e destinação do Lar Santana, na tarde desta quarta-feira, 18 de abril. E realizada oitiva com os convidados Marcelo Gouveia de Araujo, professor, historiador e engenheiro civil, e o também professor Ulisses de Paiva Faleiros Neto, que ocupa o cargo de presidente da Associação Amigos do Arquivo Histórico de Ribeirão Preto.

O presidente da CEE Alessandro Maraca (MDB), e os membros André Trindade (DEM) e Elizeu rocha (PP), expressaram a preocupação com a destinação do Lar Santana. Imóvel pertencente à prefeitura de Ribeirão Preto, que inicialmente seria ocupado pela Secretaria da Saúde, entretanto essa possibilidade não foi efetivada.

A sugestão é que o Arquivo Público de Ribeirão Preto ocupe o espaço, junto com o Museu da Imagem e Som da cidade. Ambos se encontram em locais inapropriados, causando prejuízo ao acervo histórico da cidade.

Um projeto de readequação e reestruturação no prédio foi idealizado por Marcelo, incluindo paisagismo e mobiliário. Este projeto foi idealizado para abrigar o MIS e o Arquivo Público com padrões internacionais, e o custo seria de 12 milhões. Mas uma reforma emergencial com requalificação da rede elétrica, hidráulica, telefônica e parte estrutural, teria um custo de 4 milhões. Marcelo lembrou que isso tudo pode ser viabilizado através de parcerias, fazendo uso das leis de incentivo, e que a Associação já está se mobilizando neste sentido.

Maraca destacou o valor histórico do prédio, inclusive fez referência à Madre Maurina, que foi abrigada no prédio no período da Ditadura.

Todos aspectos positivos foram levantados pelos vereadores e convidados. André Trindade destacou o baixo impacto ambiental no bairro, não haveria transtorno no trânsito e seria salutar para o bairro.

Para Ulisses “o bairro mantém memória afetiva ligada ao ensino”. O Lar Santana foi instalado em 1928, funcionando como escola até 1946, quando passou a ser orfanato até o ano de 2014.

Durante a reunião foi consenso que a melhor destinação seria abrigar o Arquivo Público e o Museu. Qualquer outra destinação poderia descaracterizar o imóvel.

“Arquivo se guarda a história, quando você conhece a história, você passa a respeitar”, finalizou Ulisses.