Comissão de Estudos do MIS recebe secretária da Cultura

Historiadores sugerem complexo do antigo Lar Santana para abrigar acervo
Comissão de Estudos do MIS recebe secretária da Cultura

Fotos: Aline Pereira

A Comissão Especial de Estudos que analisa a situação de abandono da nova sede do Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto, se reuniu na tarde desta quinta-feira (05). Participaram os vereadores Marcos Papa (REDE) - presidente e Rodrigo Simões (PDT), além da secretária da Cultura Isabela Pessotti e os historiadores da Associação de Amigos do Acervo Público Municipal, Marcelo Gouveia e Ulysses de Paiva Faleiros Neto.

Isabela comentou a necessidade de um ambiente estruturado e definitivo para a instalação e conservação dos materiais do MIS. Explicou que há um prédio disponível para abrigar o acervo  na avenida Francisco Junqueira, que não foi aprovado pela gestão anterior. Segundo ela, a Pasta de Planejamento realizou estudo específico e entendeu que o prédio em questão pode ser adequado para o Arquivo Histórico da cidade, e não o MIS. Informou que com isso cogita a possibilidade de implantar o acervo do Museu da Imagem e do Som na própria Secretaria da Cultura ou Palácio Rio Branco.

Rodrigo Simões opinou que o prédio em questão é inviável por motivos de acessibilidade, por se tratar de uma avenida de grande circulação. Salientou para os riscos às crianças, que deverão ser o maior público a frequentar o museu, além da falta de estacionamento.  Isabela esclareceu que antes de tomar decisões, o tema será objeto de análise e aprovação pelos  entes da sociedade civil organizada. Ulisses e Marcelo também concordaram que o prédio da Francisco Junqueira não é o local adequado para abrigar acervos arquivísticos e museológicos,  por ser localizado em via de tráfego intenso de veículos e próximo a um rio, situações que podem danificar os materiais.

Marcelo Gouveia sugeriu que o complexo de edifícios do antigo Lar Santana, na Vila Tibério, seja adequado para essa finalidade, e que há projeto em desenvolvimento a ser apresentado em audiência pública. A ideia é que o prédio seja ocupado pelos acervos do MIS e Arquivo Público, transformando a área verde do entorno em espaço de convivência para a população.

Finalizando o encontro, Papa solicitou lista de documentos ao executivo para os próximos passos da Comissão, e ressaltou a preocupação com a Pasta da Cultura, que necessita de melhor atenção na cidade. "Temos os assuntos de Cultura como prioridade no nosso mandato".

Por Marco Aurélio Tarlá