Comissão de Estudos dos Parques ouve secretário do Meio Ambiente

Reunião recebeu também um representante da Coordenadoria de Limpeza Urbana da cidade
Comissão de Estudos dos Parques ouve secretário do Meio Ambiente

Na manhã desta terça-feira, 06 de fevereiro, os vereadores da Comissão Especial de Estudos que busca a recuperação dos parques municipais, realizaram oitiva na sala de comissões do Poder Legislativo.

Foram ouvidos o representante da Coordenadoria de Limpeza Urbana, Edson Galan Mieli, e o secretário municipal do Meio Ambiente, Otávio Okano.

Mieli foi questionado pelos vereadores sobre uma licitação da prefeitura que visa a contratação de empresa para a realização de serviços de limpeza nas áreas públicas da cidade. A comissão perguntou sobre as referências utilizadas pela Coordenadoria para estabelecer estimativas de valores no processo. Mieli explicou que os técnicos e agrônomos do órgão desenvolvem um termo de referência que dá diretrizes para a execução dos serviços. Contou das fases do processo licitatório e do trabalho da comissão de licitação. Frisou também que os valores estimados são baseados em orçamentos recebidos, mas que não necessariamente refletem os números finais, e que podem baixar conforme as propostas e o andamento do processo. Lembrou ainda que possui um departamento jurídico que acompanha a legalidade nas fases das licitações.

Otávio Okano explicou aos vereadores que a Secretaria do Meio Ambiente não tem responsabilidade sobre a manutenção dos parques da cidade, e que apenas solicita projetos para a implantação de novos parques e praças. Segundo ele, a responsabilidade é do setor de Parques e Jardins da Coordenadoria de Limpeza Urbana. Okano afirmou que essa estrutura organizacional já era utilizada pela administração anterior, e diz não entender o motivo pelo qual o cuidado dos parques não pertence à sua secretaria. Os vereadores solicitaram relação dos serviços realizados pela Secretaria do Meio Ambiente no ano passado e previsões de trabalho para os próximos três anos. Ressaltaram que é preciso haver reorganização e definição de competências na gestão dos parques da cidade.

Por Marco Aurélio Tarlá

Foto: Newton Barbosa