Comissão de Estudos dos Prematuros visita UTI Neonatal do HC Criança

Vereadores destacam estrutura subutilizada por falta das mães
Comissão de Estudos dos Prematuros visita UTI Neonatal do HC Criança

Fotos: Thaisa Coroado

A Comissão Especial de Estudos para analisar e viabilizar programas de assistência às mães de bebês prematuros na cidade, realizou, na manhã desta segunda-feira (09), visita técnica à UTI Neonatal do HC Criança.

Segundo a vereadora Gláucia Berenice (PSDB), presidente da Comissão, tanto a estrutura tecnológica, como a de pessoal são referência e a equipe multidisciplinar realiza trabalho de excelência. O fator negativo é que essa estrutura é subutilizada por falta de assistência do poder público às mães, que não conseguem chegar ao local pela distância. "O nosso desafio é vencer essa barreira e sensibilizar o Consórcio Pró-Urbano (empresa que administra o transporte público em Ribeirão) e a prefeitura para que seja criado programa de assistência às mães, porque é direito delas", afirma a parlamentar. Os vereadores também conversaram com os servidores do HC e as mães que estavam presentes, e ambos reforçaram esse apelo. "As mães precisam acompanhar seus filhos, fornecer o leite e dar carinho e aconchego necessários, mas atualmente não conseguem. Nossa estrutura está subutilizada por isso", reforça a médica Walusa Ferri, responsável pela área de aleitamento da Neonatologia.

Para o vereador João Batista (PP), a estrutura é ótima e os bebês têm todo o cuidado necessário, mas falta o principal. "A presença da mãe é fundamental, e faz toda a diferença na saúde física e psicológica da criança", ressalta.  O próximo passo da Comissão é agendar com os responsáveis pelo Consórcio Pró-Urbano nova visita, a fim de que conheçam a estrutura e o drama das mães e crianças. "São apenas quarenta vales-transporte por dia, e isso não é nada em comparação ao benefício que terão essas crianças. Zelar pela saúde hoje resultará em economia para o poder público amanhã", finaliza Gláucia.

Por Marco Aurélio Tarlá