Comissão de Estudos visita Cooperativa Mãos Dadas

Parlamentares buscam ações para gestão dos resíduos sólidos
Comissão de Estudos visita Cooperativa Mãos Dadas

A Comissão Especial de Estudos dos Resíduos Sólidos de Ribeirão Preto realizou nova diligência, na tarde desta terça-feira, 05 de julho.

Os vereadores Marcos Papa (Podemos), França (PSB) e Judeti Zilli (PT) visitaram, desta vez, a Cooperativa Mãos Dadas, sediada no bairro Branca Salles - zona oeste da cidade.

A Cooperativa atua há anos na coleta seletiva de Ribeirão, trabalho que beneficia a população e o meio ambiente pois estimula a reciclagem e a consequente diminuição do volume de lixo, além de gerar renda para os coletores e consciência social sobre a destinação dos resíduos sólidos.

Quando os materiais recicláveis chegam à cooperativa, são separados para serem reaproveitados, e o restante é levado para os aterros sanitários. Mas apesar dos esforços dos trabalhadores, muitos deles alegam falta de cooperação do Poder Executivo, sem a intervenção do qual é impossível a expansão do projeto, como comentou o vereador França.

"Se houver um apoio maior por parte da prefeitura é possivel avançarmos muito mais e empregar outras dezenas de pessoas para realizar esse trabalho, gerando renda, criando oportunidades, e principalmente sustentando mais famílias", disse.

Para Marcos Papa é lamentável que o Poder Executivo negligencie temas voltados para o desenvolvimento sustentável, que preservam o meio ambiente e movimentam a economia.

"O que mais nos chama a atenção é a precariedade e a falta de zelo da prefeitura com a questão dos resíduos sólidos. A Cooperativa faz um trabalho essencial para a cidade, porque são agentes socioambientais, que trabalham pelo meio ambiente e pela economia das famílias; cada quilo que eles separam é um dinheiro que continua nos cofres da prefeitura", afirmou.

Em seguida os vereadores foram à rua Paulo Rosário, no quarteirão debaixo, para vistoriar o terreno concedido pela prefeitura por 20 anos para nova sede da Cooperativa Mãos Dadas. O espaço significaria a expansão do projeto e nova oportunidade de renda a dezenas de famílias, mas necessita de reformas e aguarda projeto executivo na Secretaria de Planejamento. Os vereadores lamentaram a situação do local.

"É um novo espaço e uma oportunidade perdida pela prefeitura. Oportunidade de economia de recursos aos cofres públicos, oportunidade de poupar o meio ambiente reciclando mais, além da chance de alimentar pelo menos mais 38 famílias que poderiam tirar sua subsistência dignamente nesse novo espaço", disse Papa lembrando que já visitou o local há oito anos, e nada se modificou quanto às condições de zeladoria.

Na sequência os parlamentares realizaram diligência na Estação de Transbordo de Ribeirão Preto, na rodovia Mário Donegá, onde se faz o trabalho de pesagem para, posteriormente, encaminhar os resíduos sólidos coletados a aterro sanitário.

Neste local também está o popularmente denominado "pica-galhos", para onde são destinados os vegetais originados dos serviços de poda de árvores (de áreas públicas, parques municipais e canteiros centrais de avenidas) e serviços de corte de gramados e capina de vegetação daninha, e posterior processamento dos resíduos verdes.

Algumas melhorias foram constatadas nas condições de trabalho dos servidores, apesar dos processos ainda estarem muito aquém do que se espera para a macrorregião de Ribeirão Preto.

Texto: Marco Aurélio Tarlá (MTB 64.025/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)