Comissão de Meio Ambiente da Câmara discute prevenção a queimadas

CP cobra prefeitura por criação de um protocolo integrado de ação e prevenção às queimadas urbanas
Comissão de Meio Ambiente da Câmara discute prevenção a queimadas

A Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Marcos Papa (Rede) se reuniu na tarde desta quarta-feira, 19 de maio, para debater as ações de prevenção e combate a queimadas em Ribeirão Preto. A reunião foi realizada de forma remota atendendo ao protocolo de prevenção à covid-19.

O secretário municipal da Fiscalização Geral, coronel Antonio Carlos Muniz, foi o primeiro a ser ouvido e afirmou que o combate às queimadas na cidade geralmente se dá por meio de denúncias. Mas que ações de repressão a receptadores de fios de cobre são feitas regularmente, inclusive com o indiciamento e denúncia de alguns deles aos órgãos responsáveis. Muniz disse ainda que a fiscalização geral realizou cerca de 2,5 mil autuações de terrenos particulares por falta de limpeza em 2020. O secretário enfatizou ainda que o maior problema no combate às queimadas são os incêndios criminosos.

Questionado se o município possui um protocolo integrado de ação e prevenção às queimadas, o secretário de Meio Ambiente, Samuel Sollito, afirmou que tem participado de reuniões com órgãos importantes de defesa do meio ambiente em busca dessa integralidade, e intensificado a fiscalização. Afirmou ainda que a secretária planeja para este semestre uma série de operações surpresas em locais com histórico de queimadas.

O tenente Gustavo Rissato, do Corpo de Bombeiros, falou sobre as ações de combate realizadas pela corporação, destacando que os períodos de estiagem são os mais preocupantes, e que o trabalho da Fiscalização Geral do Município é muito importante no auxílio à prevenção das queimadas.

O vereador e membro da comissão, Sérgio Zerbinato (PSB), questionou o coronel Muniz se os terrenos fiscalizados eram apenas particulares, ou se os da prefeitura também eram vistoriados. O secretário respondeu que o mutirão de fiscalização é feito apenas em propriedades particulares e que as áreas públicas são fiscalizadas a partir de denúncias e encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente. O vereador Papa solicitou então a relação das notificações em terrenos públicos.

Ao final da reunião, o presidente da comissão fez um apelo à população para que denunciem a falta de limpeza nos terrenos públicos e particulares pelos números 193 do Corpo de Bombeiros e 199 da Defesa Civil.

“E aproveito para pedir ao prefeito Duarte Nogueira (PSDB) que direcione parte da verba de publicidade para campanhas educativas e de prevenção às queimadas, pois como cidadãos, ainda não nos recuperamos do trauma do último incêndio que, por pouco, não dizimou a nossa Mata de Santa Tereza”, finalizou.

Texto: André Luis de Jesus (MTB 32.880/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)