Comissão de Meio Ambiente debate destinação de resíduos sólidos

Em extensa reunião, legislativo busca soluções para problemas antigos da cidade
Comissão de Meio Ambiente debate destinação de resíduos sólidos

Além dos vereadores Marcos Papa (Cidadania) - presidente, Zerbinato (PSB) – vice-presidente e Matheus Moreno (MDB), participaram e foram ouvidos membros da administração municipal, colaboradores da Cooperativa Mãos Dadas (responsável pela coleta seletiva na cidade) e membros de entidades ligadas ao tema.

Foi discutida a separação, coleta e tratamento de resíduos sólidos, que tem importância pelos benefícios eminentes aos moradores e meio ambiente, pois estimula a reciclagem. O resultado dessa prática é a diminuição do volume de lixo, além da geração de renda para os catadores.

A advogada Camila Ramos, da Cooperativa Mãos Dadas, destacou a conscientização como peça-chave na obtenção de avanços, já que segundo ela, a discriminação por parte da população é um dos principais desafios que o grupo enfrenta pelo não reconhecimento do trabalho de coleta que realiza.

“Nós precisamos entender que as pessoas que realizam esse trabalho têm muita dignidade, porque têm uma função fundamental para o município. Nosso trabalho é de empoderamento para que a coleta seletiva seja parte da rotina, da política pública e do futuro da cidade”, afirmou.

O vereador Marcos Papa desabafou ao dizer que a administração municipal é responsável pela conscientização da população, e não trata o assunto com devida importância, já que não cumpre com as metas constantes em lei sobre o tema.

“Não há desculpas para no quinto ano de governo, o prefeito Duarte Nogueira tratar a questão dos resíduos da forma que está tratando. Não faz sentido dos pontos de vista social, ambiental ou econômico, já que Ribeirão Preto torra milhões de reais todos os anos para enterrar lixo reciclável em Guatapará”, disse.

Ainda segundo o parlamentar a solução está no fomento de programas de educação ambiental, criação de metas para a coleta de resíduos recicláveis e também no incentivo de novas cooperativas.

Em acordo ao exposto por Papa, o vereador Mateus Moreno enfatizou a necessidade de políticas públicas urgentes, já que o assunto impacta no dia-a-dia da população da cidade e na expectativa de qualidade de vida para as próximas décadas.

“É uma causa muito importante que diz respeito aos próximos 50 anos da cidade, por isso nosso empenho em criar políticas públicas e projetos para melhorar essas questões agora”, disse.

Papa exaltou o trabalho da comissão ao reunir pessoas interessadas em solucionar essas questões e debater de forma direta a destinação dos resíduos recicláveis na cidade. “Estamos fazendo um trabalho importante e vamos ver uma paisagem diferente no futuro”, concluiu.

Texto: Marco Aurelio Tarlá (MTB 64.025/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)