Comissão Permanente de Esportes realizou reunião nesta quinta (30)

Foram discutidos temas sobre zeladoria de praças, acesso à cultura e tombamentos no município
Comissão Permanente de Esportes realizou reunião nesta quinta (30)

A Comissão Permanente de Esporte, Cultura, Turismo, Recreação e Lazer, realizou na tarde desta quinta-feira, 30 de junho, reunião para apresentar dados sobre esporte e cultura na cidade.

Acompanharam a reunião o presidente da comissão, Matheus Moreno (MDB), Duda Hidalgo (PT), vice-presidente, Zerbinato (PSB), membro da comissão e o vereador Franco Ferro (PRTB).

Inicialmente o vereador Matheus Moreno apresentou alguns dados sobre ofícios enviados à administração pública. Entre eles, será implantado o projeto “Arenas Esportivas”, que contam com um campo de futebol society, e uma quadra de basquete 3x3 com iluminação de led. Serão contemplados os bairros: Avelino Alves Palma, Jardim Cristo Redentor, Jardim Manoel Penna, Jardim Paiva I, Ribeirão Verde e Distrito de Bonfim Paulista. O custo será de cerca de R$2.100.000,00.

Também foi informado pelo Secretaria de Esportes que o Complexo Esportivo Elba de Pádua Lima, Cava do Bosque, passará por uma revitalização, inclusive com substituição da atual iluminação por led, gerando maior economia, e será investido R$ 1.500.000,00 nessas ações. A pedido do vereador Franco, foi deliberado o pedido de maiores informações sobre o projeto.

Sobre a zeladoria das praças no município, foi informado pela prefeitura que nos últimos meses a Infraestrutura recuperou a iluminação de 23 praças e outras 37 estão com ordem de serviço autorizada. Foi gasto cerca de R$510.000,00 na recuperação desses espaços.

A frequente ocorrência de furtos de fiação em praças foi explicada pela vereadora Duda que não é somente caso de segurança, mas de política pública de assistência social e saúde.

Na sequência Moreno apresentou o resultado da pesquisa elaborada pela comissão sobre o acesso de jovens à cultura na cidade. A pesquisa que foi realizada em 31 escolas de ensino fundamental, e teve 1.978 respostas, mostrou que 1.178 jovens nunca frequentaram o Theatro Pedro II. E dos 727 que já frequentaram somente 278 foram mais de duas vezes. O Teatro Municipal foi acessado por somente 630 jovens, enquanto 1348 nunca estiveram no local. Quanto às atividades culturais nos bairros, 1765 responderam que não tem, e 996 afirmaram que existe pouco incentivo na participação de atividades culturais e de lazer.

A falta de investimento na Cultura no município foi apontada pelos vereadores presentes como o principal culpado nesse resultado.

Outro ponto discutido durante a reunião foi os tombamentos na cidade. E representantes da ACI-RP apresentaram um estudo realizado pela entidade que consta com 244 imóveis tombados na cidade, sendo 34% destes no Centro. Em inspeção visual realizada 64% desses imóveis na área central estão em boa qualidade, 27% regulares e 9% ruim. Ainda foi relato um trabalho que demonstra que no total de imóveis tombados 40% estão em estado de abandono. A intenção da ACI é que seja refeito o processo de tombamento. A importância em orientar os proprietários sobre incentivos e importância do tombamento também foi destacada.

Foram discutidos ainda projetos sobre a inclusão de pessoas negras em filmes publicitários da Prefeitura Municipal, declaração de patrimônio cultural e imaterial a Escola de Artes Cândido Portinari. Os projetos foram aprovados pelos membros da comissão e seguirá o trâmite regimental.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)