Comissão de Transparência recebe o Comitê de Transparência de Ribeirão

Grupo formado por entidades da sociedade civil se apresentou com sugestões e elogios
Comissão de Transparência recebe o Comitê de Transparência de Ribeirão

Por: Silvia Morais - Fotos: Aline Pereira

A Comissão Permanente de Transparência da Câmara Municipal recebeu na tarde desta quarta-feira, 12 de fevereiro, representantes do Comitê de Transparência de Ribeirão Preto.

O Comitê composto pelas entidades Instituto Ribeirão 2030, 12ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Aescon (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto e Região), Observatório Social de Ribeirão Preto, Sicorp (Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto), Centro Médico de Ribeirão Preto, Nexos Gestão Pública, Amarribo (Amigos Associados de Ribeirão Bonito), GPublic (Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas), Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto), AARP (Associação dos Advogados de Ribeirão Preto), Grupo de Pesquisa em Orçamento, Planejamento e Transparência da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto e o Sincomerciarios (Sindicato dos Empregados no Comércio de Ribeirão Preto, foi criado em 2019, com o objetivo de viabilizar um Conselho Municipal de Transparência e Controle Social em Ribeirão Preto.

O jornalista Cristiano Pavini apresentou alguns pontos que poderá melhorar a transparência nesta Casa de Leis. “ A Câmara avançou muito, mas ainda tem o que avançar” afirmou o jornalista.

Dentre as sugestões apresentadas pelo jornalista, o cronograma de reuniões da Comissão de transparência previamente definido e com a presença da Comissão Interna da Transparência composta pelos servidores do legislativo. Dessa forma a sociedade civil terá a oportunidade de participar mais ativamente dos debates.

A tramitação eletrônica de projetos também foi sugerida como um ponto importante para avanço na transparência. Gerando economia e efetividade no processo. Proporcionando ao munícipe mais ferramentas de buscas, o que não é possível com o projeto digitalizado.

Pavini elogiou as ferramentas disponibilizadas pela TV Câmara, que além das transmissões ao vivo disponíveis em várias plataformas. Porém não existe interação, e esse mecanismo, que já existe na Câmara dos Deputados, seja implantado. Assim como a participação da sociedade com sugestões de projetos, como é realizado no Senado com o portal e-cidadania.

A criação da Comissão de Transparência pela Câmara de Ribeirão foi elogiada, mas destacou que esses servidores que ocupam os cargos sejam capacitados regularmente.

Após a fala do jornalista, os vereadores ouviram outros representantes das entidades, com muitas sugestões.

Os vereadores Marcos Papa (Rede), presidente da Comissão, Fabiano Guimarães (DEM), Gláucia Berenice (PSDB), Luciano Mega (PDT), membros da Comissão e Alessandro Maraca (MDB), representando a presidência da Câmara, ouviram todas as sugestões e se comprometeram a estudar todas as propostas feita pelo grupo. Também estiveram presentes os vereadores Boni (Rede) e França (PDT).