Comissão visita CataSonho e cobra providências da prefeitura

Projeto deveria funcionar em antigo prédio do DER de São Paulo
Comissão visita CataSonho e cobra providências da prefeitura

A Comissão Especial de Estudos dos Resíduos Sólidos de Ribeirão Preto realizou nova diligência, na tarde desta terça-feira, 07 de junho.

Os vereadores Marcos Papa (Podemos) e França (PSB) visitaram o espaço destinado ao funcionamento do Projeto CataSonho, no bairro Lagoinha. Estiveram presentes também assessoria da vereadora Judeti Zilli (PT).

Criado há cinco anos pela USP, o CataSonho é uma cooperativa informal e está, teoricamente, situado no Parque Industrial Lagoinha, em uma área do estado cedida à prefeitura para funcionamento do projeto socioambiental. Seu objetivo primordial é atingir o cidadão através da promoção de responsabilidade compartilhada na separação e destinação dos recicláveis; além da inclusão social dos catadores para geração de renda e diminuição da pobreza.

Mas infelizmente progresso e preocupação ambiental não é o que os vereadores constataram ao chegar no local. Indignado com a situação de abandono, Papa lamentou o fato de que o CataSonho tenha sido enaltecido em período eleitoral e, posteriormente, esquecido como está.

"A atual administração não dá conta nem da Cooperativa Mãos Dadas, e aqui no CataSonho virou "CataPesadelo". Uma área gigante como essa, que poderia ser usada para coletar os recicláveis, mas não está. Nós queremos entender se há algum funcionário da prefeitura que trabalha aqui, porque parece que está tudo abandonado e a administração perdendo a oportunidade de trabalhar positivamente pela cidade", disse.

Para o Vereador França é inaceitável que o Poder Executivo deixe de lado um excelente projeto de reciclagem de resíduos sólidos, elaborado por uma renomada professora da USP.

"Observamos aqui um material parado já há muito tempo, que poderia estar dando empregos e gerando renda para as pessoas da região. É dever da prefeitura tirar esse maravilhoso projeto do papel e desempenhar o que deve ser feito", afirmou.

Silvia Diogo, representando a vereadora Judeti Zilli, corroborou: "Muitas pessoas desempregadas poderiam estar trabalhando e recebendo nesse espaço. Na verdade o que precisa aqui é regularizar o CNPJ para que de fato funcione como deve ser".

Em maio deste ano a comissão visitou os Ecopontos dos bairros Jardim Palmeiras II, Jardim Santos Dumont e Alexandre Balbo. As diligências realizadas pelos parlamentares e consequentes materiais coletados pela equipe técnica da Câmara geram documentos a serem juntados nos autos da comissão para posterior elaboração de relatório.

Texto: Marco Aurélio Tarlá (MTB 64.025/SP) - Com informações assessoria Papa

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)