CPI do IPTU Verde exige cumprimento da lei em tarde de oitiva na Câmara

"Lei tem eficácia limitada", diz secretário de Negócios Jurídicos do município
CPI do IPTU Verde exige cumprimento da lei em tarde de oitiva na Câmara

Fotos: Thaisa Coroado

Na tarde desta terça-feira, 24 de setembro, os vereadores da CPI do IPTU Verde, ouviram o secretário de Negócios Jurídicos do município, Angelo Roberto Pessini Júnior.

Jean Corauci (PDT) - presidente, Adauto Marmita (PDT) - relator e Marinho Sampaio (MDB) investigam possível descumprimento por parte do Poder Executivo, da lei complementar de 2017 que criou o benefício do IPTU Verde aos contribuintes.

Pessini lembrou que uma liminar do TJ-SP publicada em janeiro deste ano anulou o decreto legislativo aprovado na Câmara, em que obrigava o Executivo a cumprir com a determinação do IPTU Verde. A liminar se deu através de uma ação direta de inconstitucionalidade impetrada pelo prefeito, onde questiona a competência do legislativo para derrubar o decreto executivo que suspendeu a aplicação do benefício. A suspensão vigorou entre os meses de janeiro e maio tendo sido considerada a ação parcialmente procedente.

O secretário disse que durante os meses de liminar o Executivo realizou reuniões e estudos para conferir a eficácia da lei, apresentando, posteriormente, resultados de impacto orçamentário aos cofres públicos. Segundo ele, a questão está sendo maturada para a concessão do benefício. Jean Corauci discordou:

"A questão já foi maturada pelo STF, além disso no dia 6 de janeiro o prefeito fez uma Portaria dizendo que faria regulamentação da lei. Já estamos no meio de setembro e até agora nada", afirmou o parlamentar.

Sobre o orçamento, o secretário disse que a garantia de qualquer direto se dá por despesa ou renúncia de receita, por isso o Poder Executivo está preocupado com as questões técnicas. Afirmou que a lei não está em vigor por ter eficácia limitada que impede o cumprimento. O presidente da CPI mais uma vez contrapôs à justificativa de Pessini:

"A lei não está sendo cumprida em nossa cidade, e isso é inadmissível. A prefeitura não quis colocar no orçamento a previsão para cumprimento da lei do IPTU Verde", disse.

A próxima reunião da CPI será na quinta-feira, 26 de setembro, às 16 horas.

Por Marco Aurélio Tarlá