CPI do Transporte Público realiza diligência à Transerp

Reunião e visita à sala da central de monitoramento de rotas suscitaram sugestões por parte da Comissão
CPI do Transporte Público realiza diligência à Transerp

Foto: Thaisa Coroado

Os membros da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara que investiga descumprimentos no contrato de concessão entre a Prefeitura de Ribeirão Preto e o Consórcio PróUrbano, realizaram diligência à Transerp na manhã desta quinta-feira,  30 de novembro.

Os vereadores foram recebidos pela equipe técnica da empresa, que esclareceu dúvidas principalmente quanto ao funcionamento da central de monitoramento do transporte coletivo. O presidente Marcos Papa (REDE) e os membros Jean Coraucci (PDT) e Paulo Modas (PROS) foram informados que o sistema realiza o monitoramento, inclusive, durante a madrugada para o caso de ocorrer incidentes. Porém, não há um profissional responsável que seja informado através de mensagem ou alarme para providências imediatas, e que a equipe realiza a checagem diariamente a partir das oito horas da manhã, no horário do expediente do órgão.

A comissão sugeriu que o sistema seja aperfeiçoado através de configuração que viabilize o envio direto de alerta, principalmente durante a madrugada, em caso atípico aos supervisores da empresa PróUrbano para providências imediatas. Os parlamentares lembraram que contratualmente a PróUrbano é a responsável pelas operações, sendo a Transerp responsável pela fiscalização desse trabalho.

Foram verificados também os índices de pontualidade que geraram satisfação à comissão, mas foi constatada a necessidade de uma interface melhor com a população no que diz respeito às reclamações, que segundo os vereadores não condizem com as estatísticas.