Egydio Pedreschi foi tema da Comissão da Educação durante reunião

Egydio Pedreschi foi tema da Comissão da Educação durante reunião

A Comissão Permanente da Educação, presidida pela vereadora Glaucia Berenice (DEM), realizou reunião em formato on-line na tarde desta quarta-feira, 02 de junho, quando foi discutido algumas dificuldades do Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental Egydio Pedreschi.

Com a participação dos vereadores Brando Veiga (Republicanos) e Coletivo Popular Judeti Zilli (PT), membros da comissão, e representantes do Conselho Escolar, mães de alunos da escola e a diretora da unidade escolar.

Durante a reunião foi exposto a preocupação com a proposta da Secretaria da Educação incluir o ensino fundamental no contraturno na unidade. Com isso, foram apontados muitos problemas e prejuízos ao ensino de educação especial. Sendo a Egydio a única a oferecer educação especial para alunos com diversas deficiências dos 14 aos 65 anos. Atualmente estão matriculados 265 alunos.

A falta de funcionários foi um dos principais problemas apontado por mães e monitores. Segundo relatos, existe a falta de terapeuta ocupacional, assistente social, neurologista, coordenador pedagógico e até mesmo a parte administrativa atualmente conta com um funcionário somente. Toda essa defasagem no quadro de profissionais se deve ao fato de muitos terem se aposentados ou afastados e não houve concurso ou remanejamento para a escola.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) foi colocado como essencial para o bom rendimento do trabalho educacional desenvolvido pela escola.

A comissão deliberou que seja oficiado o Grupo de Atuação Especial em Educação (Geduc), através do promotor Naul Felca, informações a respeito do PPP e outros problemas apontados durante a reunião. E desta forma, agendar uma reunião com o Conselho Escolar com o objetivo de resgatar a qualidade do trabalho educacional oferecido pela Egydio Pedreschi.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)