Encontro discutiu parto humanizado e protagonismo da mulher

"Plano de parto é direito das mulheres", afirma vereador
Encontro discutiu parto humanizado e protagonismo da mulher

Fotos: Aline Pereira

O vereador Marcos Papa (REDE) realizou na tarde desta quarta-feira (20), o encontro do Pacto para a Humanização da Assistência ao Parto. Mães, pais e profissionais da saúde participaram e contribuíram com experiências que envolvem os cuidados nesse importante momento da vida.

Foram discutidos os avanços em relação ao Centro de Parto Normal constante no Plano Municipal de Saúde e os índices regionais sobre a realização de cesáreas e partos normais. Papa comentou sobre os tratamentos e condições oferecidas nas unidades de saúde públicas e privadas de Ribeirão e salientou a necessidade dos debates para a quebra de paradigmas que visem à saúde da mulher. "Desde que começamos o Pacto em 2013, os índices de cesarianas caíram muito na cidade. Nós já temos na Mater 75% de parto natural, modificando a realidade. Estamos estudando e divulgando os benefícios do parto normal e riscos desnecessários da cesariana" - afirmou.

O trabalho humanizado é questão que gera muitos debates entre profissionais e pacientes. Para o vereador é preciso avanço no sentido de leis que visem o protagonismo da mulher desde o acompanhamento pré-natal até o nascimento. "O Sistema Público de Saúde deve ter como protagonista do parto a mulher, e não o médico, como vem acontecendo e é motivo pelo qual infelizmente no Brasil vivemos uma epidemia de cesarianas" - disse Papa.

O Pacto fará sugestão ao prefeito acerca da formulação de pesquisa de satisfação sobre o atendimento à mulher nas unidades públicas e privadas do município, para conhecimento do poder público em relação à divulgação eficiente dos direitos das gestantes ao plano de parto.

Por Marco Aurélio Tarlá