Início do Conteúdo

Escola do Parlamento encerra ano de 2018 com balanço positivo

Órgão de qualificação realizou diversas atividades educacionais de formação e aperfeiçoamento dos servidores da Câmara
Escola do Parlamento encerra ano de 2018 com balanço positivo

Por: Escola do Parlamento - Foto: Allan S. Ribeiro/Aline Pereira

 

A Escola do Parlamento da Câmara de Ribeirão Preto apresentou seu balanço anual de atividades de 2018, com um relatório que demonstra a realização de inúmeras ações de capacitação dos agentes que trabalham no Poder Legislativo e das pessoas interessadas no aprimoramento do setor público.

Neste ano, os eventos de qualificação profissional, sempre gratuitos e abertos a toda população, abordaram temas de diversas competências, dentre os quais a educação, ações ambientais sustentáveis, gestão pública, técnicas legislativas e outros, contando com um corpo docente de especialistas nos assuntos.

Nos primeiros meses do ano a Escola do Parlamento realizou uma capacitação sobre educação - com enfoque na evolução do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM, concebido pela ONU - e um simpósio sobre as escolas de governo, com a exposição do Presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, Florian Madruga.

No primeiro semestre de 2018 a Escola do Parlamento ainda realizou uma formação voltada para a qualificação do terceiro setor, um seminário de educação ambiental com ênfase na coleta sustentável de materiais sólidos, e o Programa Estágio-Visita com universitários da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto – USP, inspirado no programa da Câmara dos Deputados.

A capacitação no setor público foi tema de um simpósio realizado no segundo semestre deste ano, que ainda teve promovidos pela Escola do Parlamento cursos sobre redação e linguagem legislativa e sobre práticas de boa governança corporativa no setor público.

Neste último mês do ano a Escola do Parlamento reforçou a formação em técnicas legislativas, oferecendo aos servidores da casa através de um workshop o módulo II do aperfeiçoamento em redação legislativa, com a professora mestra pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Heliane Míscale.

Segundo Luciano Mega (PDT), vereador coordenador do órgão, “a Escola do Parlamento ribeirão-pretana teve um ano letivo muito produtivo em 2018, conforme se pode constatar no balanço anual de atividades que disponibilizamos, e ainda cabe ressaltar que através destas capacitações aos servidores do legislativo é potencializado o oferecimento de melhores serviços públicos à população do município”.

Para Edgar Prandini, diretor presidente da Escola do Parlamento, “o ano de 2018 teve a peculiaridade de ser um ano de eleições, contudo o órgão buscou fortalecer as atividades de qualificação para os agentes públicos com objetivo de a cada dia prestarmos melhores serviços aos munícipes e para o próximo ano o objetivo é ampliar cada vez mais o trabalho de capacitação das pessoas”.

De acordo com Eli Zacarias, coordenador da Escola do Parlamento, “foram diversas atividades neste ano que possibilitaram a participação tanto dos servidores, vereadores, bem como de toda a comunidade, cumprindo assim a missão democrática do Poder legislativo”.

A maioria das atividades do órgão foram transmitidas ao vivo pela TV Câmara Ribeirão e pelos seus canais do YouTube e Facebook, ampliando o público atendido.