Início do Conteúdo

Escola do Parlamento e Interlegis disseminam métodos de Cidades Inteligentes

Especialista do Senado Federal ministrou capacitação sobre a eficiência da gestão pública
Escola do Parlamento e Interlegis disseminam métodos de Cidades Inteligentes

Por: Escola do Parlamento - Foto: Newton Barbosa/Allan S. Ribeiro

Nesta sexta-feira, 11 de outubro, a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Ribeirão Preto em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro/Interlegis do Senado Federal realizou a Oficina com a temática Cidade Inteligente, Gestão Eficiente, ministrada pelo doutor honoris causa em gestão pública e pesquisador SmartCitiesBR da USP Luis Fernando Pires Machado.

A capacitação abordou as medidas que os agentes políticos e públicos podem aplicar para a melhor eficiência na gestão promovendo a estruturação de cidades inteligentes.

No início do evento os presidentes das Câmaras Municipais de Batatais, Cássia dos Coqueiros e Viradouro e vereadores de Brodowski, São Joaquim da Barra, Ribeirão Preto e o coordenador legislativo da Câmara de Franca assinaram o Protocolo de Câmara Municipal Apoiadora do Desenvolvimento de Cidade Inteligente e receberam o respectivo certificado.

A oficina contou com a presença dos vereadores Luciano Mega (PDT), Alessandro Maraca (MDB) e Fabiano Guimarães (DEM) e com ampla participação de servidores públicos dos Poderes Legislativo e Executivo da cidade e da macrorregião, estagiários, universitários de diversas instituições, membros do parlamento juvenil, representantes de organizações sociais e de movimentos populares e da comunidade em geral.

Na capacitação representaram a Rede de Escolas do Legislativo do Interior Paulista, Carlos Eduardo Evangelista, coordenador da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Franca e Edgar Prandini, diretor presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

O instrutor, Dr. Luis Fernando Pires Machado, explicou que “as cidades inteligentes devem refletir o que existe numa sociedade interagente na governança e por isso a necessidade que tem o parlamento de entender o espaço do Legislativo e do Executivo”.

A oficina foi realizada de forma interativa com a utilização de aplicativo de pesquisa pelos smartphones dos participantes que tiveram a palavra aberta para questionamentos durante toda a capacitação.