Ex-diretor do MIS depõe em Comissão de Estudos na Câmara

Vereadores ainda buscam informações para melhor adequação do acervo
Ex-diretor do MIS depõe em Comissão de Estudos na Câmara

Fotos: Aline Pereira

A Comissão Especial de Estudos que trata das condições do prédio permutado para ser nova sede do MIS - Museu da Imagem e Som, encerrou na tarde desta quinta-feira (28) a fase de oitivas. Os vereadores Marcos Papa (Rede) e Rodrigo Simões (PDT) ouviram Evaldo Arantes, que foi diretor do museu entre os anos de 2013 e 2016.

Evaldo entregou à comissão documentos de prestação de contas de sua gestão no MIS. Disse que recebeu o acervo encaixotado em condições precárias na Casa da Cultura, mas não desistiu e foi em busca de parceiros da iniciativa privada.

Informou que não participou da escolha do prédio da Avenida Francisco Junqueira para remanejamento do acervo e não permitiu a mudança por entender ser ainda mais prejudicial para os materiais. Para ele, o correto é que o acervo permaneça na Casa da Cultura enquanto o Lar Santana não se faz realidade. "A alternativa é investir na manutenção do telhado, poda de árvores e retirada de cupins para exposição do acervo de forma segura", afirmou.

Sobre recursos, declarou que o museu não possuía previsão orçamentária ou remanejamento de verbas oriundos dos cofres da prefeitura enquanto esteve à frente do museu.

Papa informou que a comissão está se encerrando, e vai requerer a proposta de adequação dos técnicos da Secretaria da Cultura para avaliação e juntada no relatório. "Vamos continuar acompanhando a situação. O acervo é riquíssimo, deve ser preservado e colocado à disposição do público”, concluiu.

Por Marco Aurélio Tarlá