Fabiano Guimarães e Isaac Antunes protocolam projeto de tombamento da Maria Fumaça

Foto: Allan S. Ribeiro

Acompanhado do presidente do Brasil Convention & Visitors Bureau, Márcio Santiago, os vereadores Fabiano Guimarães (DEM) e Isaac Antunes (PR) protocolaram hoje projeto de lei dispondo sobre o tombamento da Maria Fumaça e demais bens localizados junto às Estações Barracão e Mogiana.

O projeto será lido na sessão de hoje, e somente entrará em pauta no próximo ano.

Após o episódio ocorrido ontem, 20 de dezembro, quando houve uma tentativa de retirada da respectiva locomotiva de Ribeirão Preto promovida pela Prefeitura Municipal de Salto, os vereadores perceberam a urgência de preservar relevante patrimônio histórico, turístico e cultural do município.

A Maria Fumaça Beyer Peacock foi adquirida pela Mogiana em 1893 e se localiza exposta junto à Estação Mogiana de Ribeirão Preto.

Projetos de revitalização e reativação de linhas turísticas vem sendo estudadas pelo município, tendo como foco o resgate da história do município.