Feiras de Economia Solidária serão realizadas neste sábado

Feiras de Economia Solidária serão realizadas neste sábado

Por: Assessoria Glaucia Berenice - Foto: Allan S. Ribeiro

Duas feiras de economia solidária serão realizadas neste sábado, em pontos diferentes da cidade. As iniciativas surgiram dentro do Fórum Permanente de Economia Solidária da Câmara Municipal, presidido pela vereadora Gláucia Berenice, que aglutinou vários empreendedores que viabilizaram as iniciativas. Em setembro de 2017, uma lei municipal de autoria da vereadora oficializou a Feira da Praça San Leandro, no Jardim Paulista, que vem sendo realizada mensalmente.

Os eventos reúnem diversos expositores com produtos artesanais, alimentação e utilidades, com a apresentações culturais e musicais. A outra feira, a Cristã Popular, terá lugar na praça Rômulo Morandi, nos Campos Elíseos. Ambas funcionam das 9 às 18 horas.

A multiplicação dos espaços públicos para os empreendedores solidários resulta no esforço da vereadora em tornar a economia solidária uma política pública permanente para a cidade. “Ribeirão Preto entrou no seleto grupo de cidades que oficializaram políticas nesse sentido e continuamos dando importantes passos para o fortalecimento da atividade”, destacou, referindo-se ä lei promulgada no ano retrasado.

A Ecosol, como é chamada, abrange diversas atividades desenvolvidas em projetos autogeridos e autossustentáveis, promovendo trabalho e renda. Existem empreendimentos solidários produtivos nas áreas econômicas mais diversas: agricultura familiar, associações ou cooperativas agropecuárias, de transporte, de artesanato, de reciclagem de resíduos sólidos, de educação escolar, de hotelaria e outras, além de ecovilas e outras iniciativas. “É uma política humana e inclusiva, com grande impacto especialmente em períodos como o atual, de crise econômica, quando muitas famílias se desesperam pela falta de oportunidades no mercado de trabalho. Na área de Saúde Mental, particularmente, a necessidade de inclusão econômica das pessoas é permanente”, explica a autora do projeto.