Início do Conteúdo

Fórum da Assistência Social discutiu o combate ao abuso sexual infantil

Durante o fórum foram discutidas ações de enfrentamento, atendimento a vítima, estratégias de proteção e prevenção
Fórum da Assistência Social discutiu o combate ao abuso sexual infantil

A vereadora Glaúcia Berenice (DEM) presidiu o Fórum Permanente de discussão da política de assistência social no município de Ribeirão Preto, que teve como tema o abuso sexual infantil, O Fórum foi criado através da Resolução n.194/2011, de autoria da vereadora.

Alguns dados foram divulgados a respeito desse tipo de abuso, que cresceu muito durante a pandemia, e uma a cada dez vítimas de violência sexual é menina com menos de 13 anos.

Durante o fórum foram discutidas ações de enfrentamento, atendimento a vítima, estratégias de proteção e prevenção.

A primeira palestrante Juliana Egidio, coordenadora do Projeto Proteger para Crescer, abordou a prevenção no ambiente familiar, explicando o perfil do abusador, que normalmente é próximo ou até mesmo da família, e age sempre com premeditação. Ações para que a família possa prevenir esses abusos, também foi exposto pela palestrante.

Em seguida Viviane Vaz, representante do Projeto Nova, de Campo Grande – MS, relatou sobre o atendimento da vítima. Ressaltando a importância desse atendimento, pois o trauma de um abuso sexual é normalmente levado por muitos anos, e quase todos em algum momento pensaram no suicídio. A importância das vítimas e familiares terem acompanhamento psicológico é fundamental.

Do Projeto O Vento nas Escolas, os fundadores e atores Bill Jonnathan e Bárbara Guerra de Santa Catarina, contaram como nasceu o projeto e a importância da escola nesse cenário de abusos, assim como a aproximação dos pais criando confiança nas crianças e adolescentes.

Participaram do Fórum a vereadora Coletivo Popular Judeti Zilli (PT) e a secretaria da Assistência Social Renata Correa.

Por: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Aline Pereira (MTB 87092/SP)