Frente Parlamentar discutiu ações desenvolvidas no combate aos incêndios

Com a participação de entidades envolvidas no tópico, foi realizada reunião na manhã desta terça-feira (31)
Frente Parlamentar discutiu ações desenvolvidas no combate aos incêndios

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto, através da Frente Parlamentar contra as queimadas, realizou reunião na manhã desta terça-feira, 31 de maio, para discutir e conhecer ações desenvolvidas no combate às queimadas no município.

Conduzida pelo vereador Alessandro Maraca (MDB), e acompanhada pelo vereador Renato Zucoloto (PP) e assessoria dos vereadores Marcos Papa (Podemos), Brando Veiga (Republicanos), André Rodini (Novo), Ramon Todas as Vozes (Psol) e Zerbinato (PSB), a reunião contou com representantes da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, OAB, Associação Rural, Ploícia Ambiental, Guarda Civil, Corpo de Bombeiros e Conseg Bonfim Paulista.

A Mesa da reunião foi composta pela secretária do Meio-Ambiente, Catherine D'andrea, o tenente da Polícia Militar Ambiental, Márcio Uzueli, o tenente do Corpo de Bombeiros, Rafael Maia, e Stelio Fonseca da Patrulha Ambiental da Guarda Municipal de Ribeirão Preto.

Entre os avanços da Frente Parlamentar, criada em 2020, e um dos grandes avanços foi a aquisição, através de emenda parlamentar, de um caminhão com capacidade para 3.000 litros, sendo sua diferenciação é a habilidade de acesso a alguns locais. E, conforme Maraca informou, já existe o compromisso de outra emenda para aquisição de um outro veículo com capacidade para 12.000 litros. Assim como outros veículos e equipamentos de segurança para a Guarda Municipal e Defesa Civil.

A bióloga Alessandra Pinezi, gestora da Estação Ecológica de Ribeirão Preto – Mata de Santa Tereza, apresentou o Programa de atuação Mútua que é composto por representantes da Prefeitura Municipal, Fundação Florestal, Conselho de Segurança de Bonfim Paulista, as Associações Rural Vale do Rio Pardo, Engenheiros, Arquitetos e Agronomia de Ribeirão Preto, Rural de Ribeirão Preto, Royal Park, Alphaville, Quinta dos Ventos, Ipê Rosa, Portal da Mata, além da Fazenda Santa Tereza e Perplan Empreendimentos Imobiliários, e ainda conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental.

Restauração de áreas de preservação permanente (APPs) e áreas verdes, prevenção e combate à incêndios florestais, educação ambiental e tecnologias envolvidas são algumas das ações do programa.

Após a fala dos ocupantes da Mesa, o presidente Maraca abriu a fala para todos os presentes, que apontaram sugestões e expuseram as dificuldades que enfrentam.

O fogo prescrito, é uma ação que vem sendo desenvolvida pelos bombeiros, com autorização do Gaema, Ministério Público e Cetesb. Trata-se de um fogo criado, intencionalmente, para fins de gestão florestal. A queima controlada é realizada durante os meses mais frios para reduzir a acumulação de combustível e diminuir a probabilidade de incêndios mais graves. Segundo o tenente é seguro e preserva o meio ambiente.

A extensão da atividade delegada, incluindo os bombeiros e Polícia Ambiental, será indicado ao Executivo Municipal por Maraca.

Ainda foi deliberado por Maraca o encaminhamento de ofício ao Executivo Municipal solicitando informações sobre multas e fiscalização. E sugeriu uma reunião com a Secretaria da Educação e todos os envolvidos no programa, para aprimorar a educação ambiental nas escolas.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)