Início do Conteúdo

Fundação Santa Lydia vai ouvir médicos flagrados fora do posto de trabalho em unidade de Saúde

Profissionais foram flagrados pelo presidente da Câmara durante fiscalização na UBDS da Vila Virgínia
Sem Categoria
Presidente da Câmara conversando com usuários dentro da UBDS

Ficou marcado para a próxima segunda-feira (18), o depoimento dos médicos flagrados fora do posto de trabalho pelo vereador e presidente da Câmara, Isaac Antunes (PL), durante fiscalização na UBDS da Vila Virgínia.

Isaac esteve na unidade na tarde de terça-feira (12) por duas horas e colheu muitas reclamações de pacientes, principalmente na pediatria, onde a fila de espera ultrapassava 30 crianças. 

O vereador visitou os consultórios e constatou que dois médicos estavam ausentes, apesar de constarem na escala. 

Ele procurou pelos profissionais e os encontrou em outro setor, sem função aparente. De acordo com a direção da UBDS, naquele momento ambos deveriam estar em consulta, pois não havia pausa prevista. 

Diante dos fatos, o parlamentar representou a queixa. Prontamente a Secretaria da Saúde e também a Fundação Santa Lydia abriram procedimento para investigação do fato, o que motivou o depoimento de ambos para a próxima semana.

De acordo com o Diretor Administrativo, Marcelo Cesar Carboneri, ouvir os médicos denunciados faz parte do processo interno de apuração. Caso seja constatada a irregularidade, os profissionais podem ser desligados.

"Nós recebemos a denúncia do vereador e imediatamente começamos a averiguar os fatos. Vamos ouvir todos os envolvidos. Se for certificada a irregularidade, tomaremos medidas cabíveis que podem incluir o desligamento dos médicos" – afirmou. 

Procurado, o presidente da Câmara disse que aguarda o desfecho da apuração. 

"Agora é o momento de dar tranquilidade à direção do Santa Lydia e também aos profissionais da Secretaria da Saúde para que apurem da melhor forma os fatos. Estou acompanhando de perto e já me coloquei à disposição para ajudar no necessário" – comentou Isaac. 

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, cerca de 500 atendimentos por dia são realizados na UBDS Dr. Marco Antônio Sahão, 12.300 no mês. Em relatório entregue à Câmara Municipal, referente à prestação de contas da pasta, até o segundo quadrimestre de 2024, foram 80.782 atendimentos. O número já está próximo de superar todo o ano de 2023 quando a unidade da Vila Virginia fez 81.690 atendimentos (ficou um trimestre em reforma).

Presidente da Câmara conversando com usuários dentro da UBDS