Gláucia realiza reunião com autoridades e associação dos trenzinhos

Representantes de setores envolvido na fiscalização dos trenzinhos, buscam solução para problemas enfrentados no setor
Gláucia realiza reunião com autoridades e associação dos trenzinhos

Por: Silvia Morais - Foto: Newton Barbosa

Na manhã desta sexta-feira, a vereadora Gláucia Berenice (PSDB), realizou uma reunião com a associação dos trenzinhos de Ribeirão Preto e autoridades envolvidas na fiscalização dos mesmos.

Durante a reunião foi amplamente discutido o problema envolvendo os “seguidores”, crianças e adolescentes que acompanham o trenzinho. Tony Leme, presidente da Associação dos proprietários de trenzinhos, expôs que se torna impossível controlar estes seguidores, mesmo com funcionários coibindo, não existe êxito devido ao número elevado destes seguidores. Foi informado que são milhares de seguidores, concentrados na periferia da cidade, principalmente nos bairros Ipiranga, Parque Ribeirão e Simione.

O juiz Paulo Cesar Gentile, da Vara da Infância e Juventude de Ribeirão Preto, sugeriu que fosse encontrada uma alternativa para essas crianças, que são carentes em atividades culturais e sociais.

Outro assunto abordado, a contratação dos funcionários que usam fantasias, o juiz Tarcio José Vidotti, titular da 4ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto e coordenador do Juizado Especial da Infância e Adolescência (Jeia), orientou aos fiscais que quando constatado o trabalho de menores de idade no trenzinho que seja encaminhado ao Ministério Público do Trabalho, onde será possível autuar o proprietário gerando multa de valor elevado. Vidotti lembrou que todos os funcionários devem estar registrados, ou através da associação ou pelos proprietários.

“O objetivo é construir uma nova realidade, não queremos acabar com nada, mas ajustar o que não está correto” afirmou Gentile.

A recomendação para que a Polícia Militar e fiscalização continuem desempenhando o seu papel, orientando e aplicando a lei para aqueles que desrespeitarem a legislação.

A elaboração de um projeto para atrair essas crianças e adolescentes foi oferecido pela assistente social Mariangela Ferreira Gomes.

Uma nova reunião ficou agendada para o dia 12 de abril às 9 horas na Câmara Municipal.

Participaram da reunião representantes da Polícia Militar, Fiscalização, Assistência Social, Transerp e Guarda Municipal.