Gláucia reuniu-se com proprietários de trenzinhos e fiscalização

Gláucia reuniu-se com proprietários de trenzinhos e fiscalização

Por: Silvia Morais - Foto: Aline Pereira

A vereadora Gláucia Berenice (PSDB) reuniu-se na tarde desta terça-feira, 29 de janeiro, com o superintendente do Detran-RP, Luis Fernando Benedini Gaspar Junior, o diretor da Fiscalização Geral, Antonio Carlos Muniz, e proprietários de trenzinhos.

O objetivo da reunião foi esclarecer os proprietários sobre a legislação vigente, evitando assim que os veículos sejam apreendidos em eventual blitz.

Foi abordado por Luis Fernando a necessidade de regulamentar os documentos do condutor e do veículo, que ao ser modificado deve passar por inspeção de um engenheiro do Inmetro, que verificando todos os itens de segurança encaminha ao Detran para que possa ser elaborado novo documento constando todas as modificações, inclusive de iluminação. O condutor deve ser maior de 21 anos, possuir habilitação “D”, necessária à condução de veículos com capacidade superior a oito lugares, além do motorista, ter sido aprovado em curso especializado, e em curso de treinamento de prática veicular em situações de risco, nos termos da normatização do Contram, e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses.

Sobre as denúncias de volume acima do permitido, 55 decibéis, todos os proprietários presentes afirmaram estar respeitando a lei, embora que o diretor da fiscalização alegou ainda receber denúncias, em menores quantidades, mas que ainda existem as reclamações.

A vereadora Gláucia alertou ainda sobre os menores que trabalham fantasiados e as crianças desacompanhada nos trenzinhos, e se comprometeu a agendar nova reunião com o CRAS, e proprietários para discutir sobre o assunto.