II Fórum Mulheres na Política discutiu desafios e perspectivas

Evento aconteceu no manhã desta sexta-feira (08), no Plenário do legislativo
II Fórum Mulheres na Política discutiu desafios e perspectivas

Fotos: Newton Barbosa / Texto: Marco Aurélio Tarlá

“Mulheres na Política” é uma iniciativa do Vereador Luciano Mega (PDT), e o fórum é realizado em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

Neste ano o evento teve como tema os "Desafios e Perspectivas da Trajetória Política das Mulheres", e contou com a participação de pessoas de diversos grupos, incluindo a vereadora Gláucia Berenice (PSDB), a secretária municipal da Cultura, Isabella Pessotti, e a Juíza Márcia Mendes, que palestrou com material de pesquisa empírica e dados gráficos sobre como a sociedade patriarcal ainda atribui às mulheres características domésticas para avaliação na vida social e profissional.

"A sociedade tem um olhar estrábico sobre nós. Eu me preocupo quando dizem que nós mulheres somos melhores na política porque somos boas mães e donas de casa. Nós seremos boas na política quando nos derem exatamente o mesmo espaço que se dá aos homens", afirmou Márcia mostrando que o perfil social das mulheres na política atualmente atende às seguintes características físicas : altas, magras e brancas.

Segundo a pesquisa, o Brasil ocupa hoje a 152ª posição num ranking de 190 países no percentual de mulheres nos parlamentos nacionais, sendo que anterior às últimas eleições ocupava a 132ª, comprovando um declínio nos índices.

"É muito desconfortável estarmos no final de um ranking, e atrás de países miseráveis e desiguais em todos os outros fatores de apuração", reiterou a Juíza.

Mais de 80% dos eleitores entrevistados disseram não fazer qualquer distinção de gênero para a escolha de seus candidatos, porém as parlamentares têm, atualmente, cerca de 11% de assentos no Congresso Nacional, e representam 51% da população brasileira.

A vereadora Gláucia Berenice ressaltou os avanços, mas pontuou que ainda há grande caminho a percorrer.

"Conseguimos direito ao voto, cota de participação na disputa e cota para investimento em campanha. Além dessas conquistas, agora precisamos exigir direitos de participação efetiva".

O vereador Luciano Mega enfatizou a importância do encontro.

"Nossa intenção é que aumente efetivamente a participação das mulheres nas casas legislativas, especialmente na nossa região, que ainda tem uma representatividade muito baixa. Essa realidade precisa ser modificada com mais celeridade", concluiu.