Impacto da pandemia para os músicos foi tema de audiência

Vereadores irão questionar o Executivo Municipal sobre verbas e projetos que auxiliem a classe artística
Impacto da pandemia para os músicos foi tema de audiência

Na noite desta sexta-feira, 02 de julho, foi realizada na Câmara Municipal de Ribeirão Preto audiência pública cujo objetivo foi discutir os impactos da pandemia para os músicos de Ribeirão Preto.

Conduzida pela vereadora Duda Hidalgo (PT), a reunião contou com a presença do vereador Mauricio Gasparini (PSDB) e a participação de representantes da classe dos músicos.

Uma das categorias que mais vem sofrendo durante a pandemia é a classe artística da cidade. E por serem em sua grande maioria autônomos, muitos estão passando por severas dificuldades financeiras.

A burocracia e o sistema da forma como foi conduzida a Lei Aldir Blanc pela Secretaria Municipal da Cultura em Ribeirão Preto, foi uma das maiores reclamações exposta pelos profissionais. E com isso a cidade quase chegou a devolver cerca de R$2.000.000,00.

Alguns projetos foram apresentados, entre eles a produção de um Cd com músicos da cidade, sendo a renda destinada aos músicos e pontos culturais da cidade.

O representante do Conselho Municipal da Cultura explicou que a Secretaria da Cultura de Ribeirão poderia receber através de edital verbas do Governo do Estado de São Paulo e do Fundo Municipal da Cultura. Este último são R$900.000,00 que podem se perder este ano por falta de iniciativa da Secretaria. Também foi informado que o município gasta R$0,73 por habitante para a cultura, o que é um gasto muito pequeno para uma cidade como Ribeirão Preto.

Os vereadores presentes se comprometeram em acionar o jurídico da Câmara para verificar a legalidade da participação em algum tipo de projeto que auxiliem os músicos nesse momento. E também procurar sensibilizar o Executivo Municipal para que crie algum projeto neste sentido. E também encaminharão questionamentos para a prefeitura acerca das verbas e projetos para os músicos.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)