Lei para Autistas é sancionada pelo Prefeito Municipal

A Lei garante às pessoas que sofrem de Transtorno de Espectro Autista (TEA) o direito de utilizar as vagas reservadas para pessoas com deficiência
Lei para Autistas é sancionada pelo Prefeito Municipal

Por: Assessoria Rodrigo Simões - Foto: Aline Pereira

O projeto de lei de autoria do vereador Rodrigo Simões que garante às pessoas que transportam indivíduos com o transtorno do espectro autista a utilizarem as vagas reservadas para pessoas com deficiência, foi sancionada pelo prefeito municipal Duarte Nogueira. A lei nº14.313 garante o benefício aos Autistas, e contempla os procedimentos a serem adotados pelos benificiários, que deverão providenciar o cartão de identificação no SPPD (Sessão de Programas para Pessoas com Deficiência), localizado na Rua Dom João VI, 115 nos Campos Elíseos.

O Autista tem comportamento diferenciado quando perde o controle, por não compreender as regras sociais impostas a todos. Barulho, tempo de espera e outros estímulos naturais que ocorrem em locais de uso coletivo colaboram para a mudança de comportamento. “Devemos eliminar todo e qualquer tipo de constrangimento, e oferecer aos familiares um mínimo de condição para locomoverem pelas vias da cidade. A lei vai minimizar algumas situações que possam surgir pelo comportamento, bem como atender às necessidades de pais, mães, cuidadores, que precisam de agilidade no dia-a-dia”, explicou Rodrigo.