Início do Conteúdo

É Lei! Orquestra Sinfônica é declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Ribeirão

Iniciativa do projeto é do vereador Igor Oliveira (MDB)
É Lei! Orquestra Sinfônica é declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Ribeirão

Fotos: Newton Barbosa / Orquestra - Oficial 

Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (29) a Lei 14.338 que declara Patrimônio Cultural Imaterial do povo ribeirão-pretano a tradicional Orquestra Sinfônica da cidade.

Proposta pelo vereador Igor Oliveira, a lei tem o objetivo de proteger a orquestra que por anos passou por inúmeras dificuldades financeiras, além de preservar todo o acervo e ampliar a possibilidade de convênios para angariar mais fundos.

A propositura visa reconhecer e proteger esse gigantesco patrimônio cultural da cidade. "Dessa forma damos o verdadeiro reconhecimento que a orquestra e seus músicos merecem, preservando a história e ampliando o leque de possibilidades para conquistar patrocínios e incentivos. Nós sabemos de todas as dificuldades enfrentadas nos últimos anos e não podemos permitir que essa situação volte a acontecer" - destacou Igor.

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto foi fundada em 1921 e conta com uma história de devoção e amor à música. Mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, a OSRP funciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e musical.

Atualmente com 30 músicos e dois maestros, a Sinfônica participa do projeto socioeducativo da Instituição Aparecido Savegnago, ministrando aulas para jovens e crianças, e desenvolve o projeto “Tocando a Vida” com aulas de canto, música e instrumentos musicais para comunidades carentes em Ribeirão Preto e região.

"Estamos muito felizes pela sanção do projeto. Ganha Ribeirão Preto, que organiza melhor suas informações históricas e culturais, conhecendo melhor suas tradições, e, sobretudo, ganha a comunidade" – finalizou o vereador. 

Por Assessoria Igor Oliveira