Lei de Rodrigo reforça luta na busca de pessoas desaparecidas

Prefeito Duarte Nogueira sanciona lei que cria o Cadastro Municipal de Pessoas Desaparecidas – CMPD
Lei de Rodrigo reforça luta na busca de pessoas desaparecidas

Por: Assessoria Rodrigo Simões - Foto: Allan S. Ribeiro

A luta para achar pessoas desaparecidas em Ribeirão Preto ganhou um reforço de peso. A proposta do vereador Rodrigo Simões (PDT) de criar o Cadastro Municipal de Pessoas Desaparecidas (CMPD) agora é lei. O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) sancionou a proposta nesta semana.

O CMPD é um banco de dados que conta com todas as informações sobre pessoas desaparecidas, como também as informações relativas à identificação civil, possibilitando o registro, a sistematização, a consulta e a difusão de informações sobre casos de desaparecimento de pessoas, que será disponibilizado no site da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

“Será um avanço muito grande nessa batalha de encontrar pessoas desaparecidas. Imagine uma família que foi separada de alguma pessoa querida pode contar com todo esse apoio de inteligência na esperança do reencontro. Fico muito feliz que a sanção da lei tenha ocorrido de forma rápida”, disse o vereador.

Rodrigo Simões destacou, porém, que o principal aliado para que o sistema funcione segue sendo o registro do caso na polícia. “É preciso, primeiramente, registrar um boletim de ocorrência, que pode ser feito pela internet, na Delegacia Eletrônica, ou no distrito policial mais próximo de sua casa. A partir daí dar-se-á o devido registro no CMPD, através dos órgãos de segurança competentes”, afirmou.