Mães de bebês prematuros podem ter transporte para acompanhar crianças

Mães de bebês prematuros podem ter transporte para acompanhar crianças

Por: Assessoria Glaúcia Berenice - Foto: Allan S. Ribeiro

A comissão de estudos para viabilizar programas de assistência às mães de prematuros, presidida pela vereadora Gláucia Berenice, esteve na última terça-feira no HC Criança com representantes do hospital, do consórcio Pró-Urbano e Transerp para implantar o transporte de mães de bebês prematuros internados na UTI pediátrica. O objetivo é manter as mães com suas crianças, proporcionando o contato afetivo e a amamentação, essenciais para a recuperação. O vereador João Batista, membro da comissão, também participou da reunião.

Por falta de condições financeiras, as mães passam todo o tratamento longe de seus filhos. As mães que se mantém junto aos seus filhos são normalmente de outras cidades da região, onde o transporte é custeado pelo Poder Público. “A ideia dessa política pública de Saúde é oferecer o transporte às mães carente e aumentar a chance de recuperação das crianças internadas. É muito pouco o que precisa ser feito para proteger essas vidas”, explicou a vereadora Gláucia.  A Transerp e o representante do consórcio foram chamados para se inteirarem da demanda, da necessidade e apresentarem uma proposta para atendimento.

Para viabilizar financeiramente uma proposta, a vereadora incluiu na Lei de Diretrizes Orçamentárias uma emenda prevendo esse programa.