Mapa social das mulheres foi tema de reunião da Frente Parlamentar

Participantes definiram oficializar secretarias para obter dados de mulheres atendidas
Mapa social das mulheres foi tema de reunião da Frente Parlamentar

A Frente Parlamentar das Mulheres realizou reunião em formato híbrido nesta segunda-feira, 18 de abril, no plenário da Câmara Municipal para deliberar alguns assuntos discutidos na última reunião.

A reunião foi conduzida pela presidente Coletivo Popular Judeti Zilli (PT), e contou com a participação de representantes da Secretaria da Saúde e Educação, Comissão da Mulher da OAB, Conselho Municipal da Mulher e do mandato do Ramon Todas as Vozes.

Com a ata anterior aprovada, Judeti atualizou sobre o a sugestão do projeto que cria normativas no transporte por aplicativo coibindo o assédio à mulher. E explicou que na dependência de um posicionamento da Transerp, o projeto não evoluiu.

O esboço do projeto para criar o mapa social de mulheres em vulnerabilidade atendidas pelas secretarias municipais foi amplamente discutido com muitas propostas. E ao final foi deliberado que serão encaminhados ofícios às secretarias da Saúde e Assistência Social, solicitando os dados de mulheres atendidas na rede a partir do ano de 2018.

Quanto à criação de um questionário incluindo raça, cor, orientação sexual, idade, entre outros dados, para qualquer atendimento nas secretarias municipais, ainda falta alguns pontos a serem discutidos o que será feito em próximas reuniões.

Ficou bem claro que esse mapeamento será para conhecer a real situação das mulheres em vulnerabilidade social ou psicológica, desta forma propor políticas públicas, inclusive com treinamento aos profissionais que atendem essas mulheres.

Foi definido também a realização de uma reunião extraordinária para elaboração do projeto do mapeamento social, para o início do mês de maio.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)