Maraca convoca reunião sobre IPTU de produtores rurais e proprietários de chácaras

A mudança da alíquota deveria ocorrer em casos em que as propriedades fossem improdutivas. No entanto, a prefeitura utilizou a nova regra não obedecendo aos critérios corretos

Por: Silvia Morais - Foto: Allan S. Ribeiro

O vereador Alessandro Maraca (MDB), realizará reunião pública para discutir as distorções na cobrança do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) sobre proprietários de chácaras e produtores rurais de nossa cidade – (imóveis com terrenos cinco vezes maiores que a área construída).

A lei do Executivo Municipal que estabelece novas regras para a cobrança do tributo territorial deveria ocorrer nos casos em que as propriedades fossem improdutivas. No entanto, a prefeitura utilizou a nova regra não obedecendo os critérios corretos, prejudicando principalmente aqueles que produzem no município. Segundo o vereador houve um aumento de mais de 400% em alguns casos.

''Os produtores rurais urbanos em Ribeirão Preto geram empregos, recolhem impostos e garantem boa parte de solo permeável em nosso município. Precisamos incentivar a produção no cinturão verde da cidade, não o inverso'' defendeu Maraca.

A reunião está agendada para o dia 09 de janeiro às 17h na Câmara Municipal de Ribeirão Preto.