Mesa Diretora leva pauta de reivindicações ao prefeito Nogueira

Em reunião com o Executivo vereadores pedem agenda mensal de trabalho
Mesa Diretora leva pauta de reivindicações ao prefeito Nogueira

Por Gabinete da Presidência

Os cinco vereadores que compõem a mesa diretora da Câmara Municipal - Igor Oliveira -
Presidente, Orlando Pesoti - 1º. Vice-Presidente, Alessandro Maraca - 2º. Vice-Presidente,
Lincoln Fernandes - 1º. Secretário e Fabiano Guimarães - 2º. Secretário – estiveram reunidos
na manhã de hoje com o prefeito Duarte Nogueira e com o secretário de Governo Nicanor Lopes. A reunião aconteceu no Palácio Rio Branco e durou cerca de duas horas. Dentre as várias reivindicações levadas ao executivo a preocupação dos vereadores com relação à área da Saúde. Atualmente, a cidade apresenta superlotação em postos e também
na única UPA em funcionamento, da avenida 13 de maio. A cobrança dos parlamentares é para que as demais Unidades de Pronto atendimento, que estão paradas, sejam logo inauguradas.
De acordo com o presidente Igor Oliveira, a Saúde é prioridade e precisa ter uma resposta rápida para a sociedade.Nós cobramos o prefeito para que inaugure em breve a UPA do Sumarezinho e também do Quintino. Isso vai desafogar o atendimento que hoje é precário em alguns postos, principalmente na região norte. Saímos daqui hoje com uma resposta satisfatória e temos certeza de que a UPA estará funcionando o quanto antes – afirmou.
Ainda na área da Saúde, a implantação dos AMEs foi debatida. Segundo o prefeito Nogueira, no próximo dia 31 de janeiro o Governador do Estado, Geraldo Alckmin estará em Ribeirão e esse pedido será feito diretamente a ele. O prédio seria construído pela prefeitura e todos os equipamentos viriam por parte do Governo do estado.
Os Ambulatórios Médicos de Especialidades ajudariam a desafogar milhares de exames que estão parados na rede municipal. Algumas áreas, como a oncologia, por exemplo, tem filas de espera que chegam a durar anos. O paciente não pode esperar, por isso os AMEs são fundamentais – comentou o vereador Lincoln Fernandes.

Ciclofaixa
Outro assunto debatido foi a volta imediata da ciclofaixa. No início de janeiro deste ano, a Federação Paulista de Ciclismo anunciou que deixaria de promover o evento aos domingos por falta de patrocínio. Durante quase uma década, a ciclofaixa foi a principal atração para do final de semana na cidade. O trajeto de sete quilômetros interligava os parques Curupira e Luiz Carlos Raya.

Segundo o presidente Igor Oliveira, a solicitação deve ser atendida já nos próximos dias. Levamos essa questão até o prefeito que nos atendeu. Ele afirmou que em breve a cliclofaixa voltará a ser uma realidade em Ribeirão. "Nós, como agentes públicos, não podemos deixar que a população fique sem benefícios sociais como este. Estamos satisfeitos em saber logo a ciclofaixa vai voltar" – disse Igor.

Parques
Os parques públicos da cidade estão na mira da Câmara Municipal. Uma CPI comandada pelo
primeiro-vice, Orlando Pessoti, investiga a situação desses locais. Por isso os representantes da Mesa Diretora levaram ao prefeito a sugestão de que seja feita com urgência uma parceria público privada entre o executivo e empresários da cidade. A intenção é que a população possa ajudar na manutenção desses locais. "A nossa intenção é que o problema seja solucionado e o dinheiro público seja poupado. Por isso uma PPP seria ideal. Temos pessoas que querem cuidar dessas áreas, mas que não tem possibilidade jurídica para isso" – comentou Pessoti.

Agenda
Também ficou definido que uma vez por mês vereadores e prefeito vão se reunir para tratar de assuntos gerais da cidade. O primeiro encontro vai acontecer no dia 1º de fevereiro, mesma data em que as sessões voltam do recesso.
Essa agenda será importantíssima para que possamos ter diálogo direto com o executivo. A harmonia entre os poderes é fundamental. Quem ganha é a cidade e seus moradores – afirmou o vereador e segundo-secretário Fabiano Guimarães.
Fabiano ainda ressaltou que na questão da transparência o prefeito se comprometeu a disponibilizar os dados contábeis da prefeitura em formato aberto, facilitando o trabalho de análise da sociedade e também a divulgação de forma semanal da limpeza de praças no site da transparência.

No final todos os vereadores saíram satisfeitos com a reunião e as conquistas obtidas pela Câmara Municipal. A reunião foi importante, vários pontos e problemas da cidade foram citados. "Algumas bandeiras que fui responsável no ano passado foram discutidas, inaugurar as UPAs, entregar os AMEs sem fechar o PS Central, o Centro Administrativo e o Aeroporto, saio satisfeito e pronto para cobrar que esses benefícios sejam colocados em prática" – finalizou o vereador, Alessandro Maraca.

Foto: Newton Barbosa