Movimento Hip Hop de Ribeirão terá Fórum Municipal

Projeto de Resolução foi aprovado pela Câmara na sessão ordinária da última quinta-feira (14)
Movimento Hip Hop de Ribeirão terá Fórum Municipal

O Hip Hop em Ribeirão Preto tem revelado uma grande quantidade de manifestações culturais, coletivos, entidades e expressões do movimento, das Batalhas de Rimas e dos MCs. Apesar dessa pluralidade de atores, ainda há muita dificuldade para a organização do movimento. A cidade ainda não possui uma política pública de apoio, fomento e incentivo ao Hip Hop, coletivos ou centros culturais.

Visando abrir espaço para o fortalecimento do movimento Hip Hop na sociedade, na última quinta-feira (14), foi aprovado pela Câmara Municipal o Projeto de Resolução que institui o Fórum Municipal do Hip Hop e do Movimento das Batalhas de Rimas e MCs de Ribeirão Preto.

Entre os objetivos do Fórum estão o diálogo com a comunidade, coletivos e grupos de Hip Hop de Ribeirão Preto, no intuito de criar e fortalecer políticas públicas municipais de fomento à cultura urbana, negra, periférica e da juventude. O Fórum vai debater também o apoio na formação dos participantes do movimento e a construção de caminhos para estimular a profissionalização dos membros dos coletivos, MC’s, produtores culturais e participantes dos movimentos associados ao Hip Hop.

A luta contra a criminalização e a discriminação do movimento, a realização de eventos nas ruas, praças, parques, no sentido de proteger a comunidade, os participantes, sobretudo a juventude que ocupa estes espaços e os eventos das Batalhas, também estarão na pauta de assuntos abordados pelo Fórum.

Texto: André Luís de Jesus/Fotos: Thaisa Coroado