Nota de pesar pelo falecimento da enfermeira Aurea Moretti

Velório será realizado na Câmara Municipal de Ribeirão Preto nesta sexta-feira, 15 de dezembro, das 08 às 15 horas
Nota de pesar pelo falecimento da enfermeira Aurea Moretti

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto, através de seus vereadores e servidores, lamenta profundamente o falecimento de Aurea Moretti Pires.

Áurea nasceu no dia 12 de novembro de 1944 na Fazenda Peroba, próxima a São Joaquim da Barra, interior de São Paulo. Ao mudar-se com a família para Ribeirão Preto, ingressou na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP. Após abandonar o Partido Comunista Brasileiro (PCB), quando passou a integrar as Forças Armadas de Libertação Nacional (FALN), movimento na região de Ribeirão Preto contrário à ditadura e que foi desmembrado em outubro de 1969. Na companhia de outros, organizavam manifestações políticas e um jornal, O Berro. Áurea foi presa em 18 de outubro de 1969, na cidade de Ribeirão Preto e ao longo de três anos e meio em detenção, passou por diversos cárceres do Estado de São Paulo.

Enfermeira aposentada da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, foi coordenadora do Programa de Fitoterapia da Rede Municipal de Saúde.

Recebeu homenagens em diversas legislaturas de vereadores, inclusive recebeu a medalha comemorativa dos 125 anos da Câmara Municipal, e teve o reconhecimento de seus relevantes trabalhos em prol da ecologia.

Em sua trajetória como presa política, testemunhou fatos que denunciam a violência produzida pela repressão envolvendo casos de assédio sexual contra mulheres, com destaque para caso da Madre Maurina Borges da Silveira.

O presidente do legislativo, Alessandro Maraca (MDB), lamentou o falecimento “Nosso sentimento é de profunda tristeza ao saber do falecimento de Aurea Moretti, grande defensora da democracia. Passou por momentos aterrorizantes, presa política na época da Ditadura Militar. Sua luta pela liberdade e justiça social será sempre lembrada. ”

Aurea sofria de doença degenerativa e estava internada no Hospital Beneficência Portuguesa. O velório será realizado na Câmara Municipal de Ribeirão Preto nesta sexta-feira, 16 de dezembro, das 08 às 15 horas.

Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Newton Barbosa (MTB 16559/SP)