Palestra em comemoração à Semana da Educação Paulo Freire

Os professores Adriana Gentil e Leonardo Sacramento, foram os palestrantes da reunião
Palestra em comemoração à Semana da Educação Paulo Freire

No início da noite desta quarta-feira, 14 de setembro, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto realizou evento em comemoração à Semana da Educação Paulo Freire.

Através da Resolução 09/21, que instituiu a Semana da Educação Paulo Freire no legislativo, realizada anualmente durante o mês de setembro, uma iniciativa da vereadora Coletivo Popular Judeti Zilli (PT), que conduziu o evento.

A Mesa foi formada pela vereadora e os convidados Adriana Gentil Bortoli, professora aposentada da rede municipal de Ribeirão Preto, graduada em História e Pedagogia, mestre em Educação Escolar, e doutoranda em Educação Escolar pela FCL UNESP – Araraquara; e Leonardo Sacramento, professor de educação básica da rede municipal de Ribeirão Preto e pedagogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, doutor em educação e autor do livro A universidade mercantil.

Com o tema "Brasil: 200 ANOS de (In)Dependência - para quem?", os palestrantes discorreram sobre a relação entre a educação e os momentos históricos durante esse bicentenário. As causas das diferenças sociais e raciais que o país vive até o atual momento.

Ao final das palestras, os presentes puderam participar com perguntas aos convidados, inclusive com o depoimento de dois idosos alunos do EJA, contando sobre suas experiências de vida, a falta de estudo na infância e a alegria em serem alfabetizados depois de adultos.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Foto: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)