Início do Conteúdo

Prédio do Lar Santana foi tema de sessão extraordinária na Câmara

Parlamentares receberam Secretário de Planejamento do Município
Prédio do Lar Santana foi tema de sessão extraordinária na Câmara

Fotos: Aline Pereira

Na tarde desta terça-feira, 11 de junho, os vereadores receberam no Plenário do legislativo, o Secretário Municipal de Planejamento e Gestão Pública, Edsom Ortega Marques. A sessão extraordinária, a requerimento do vereador Alessandro Maraca (MDB), objetivou a prestação de esclarecimentos acerca da ocupação do Lar Santana.

Questionado sobre a recuperação do prédio e a possibilidade de abrigar as secretarias da Saúde e Educação, Ortega respondeu que a prefeitura trabalha também com outras hipóteses, tais como a transferência da pasta da Cultura, em que abrigaria o MIS e o Arquivo Histórico, a Secretaria de Infraestrutura ou também a Guarda Civil Metropolitana. Porém, a falta de recursos é o problema pontual, pois o prédio necessita de reformas e acessibilidade. Afirmou que buscará solução através de Parceria Público-Privada, método que deve ser o mais tangível atualmente, já que a prefeitura não dispõe de orçamento para a recuperação do imóvel.

Maraca exibiu fotos sobre o estado de abandono em que se encontra o prédio e lembrou que em 2017 algumas entidades participaram de reuniões na Câmara, onde ofereceram ocupar o Lar Santana, proposta que foi negada pelo poder executivo à época. Ortega disse que recebeu a proposta, mas continha problemas estruturais que seriam revistos pelos proponentes; afirmou que pretende dar anuência ao projeto desde que os recursos sejam viabilizados por meio de leis de incentivo, já que o investimento ficaria em torno de 12 milhões de reais.

Foram abordados também os museus Histórico e do Café de Ribeirão, que há tempos necessitam de restauração. Ortega informou que a Secretaria da Cultura viabilizou recursos e iniciará em breve reforma e restauro dos prédios, além do Palácio Rio Branco, que abriga a sede da prefeitura.

Outras questões que envolvem os trabalhos da Secretaria de Planejamento foram verificadas durante a sessão, que contemplou diversas intervenções dos vereadores sobre diferentes temas. A íntegra está disponível no Youtube e Facebook da TV Câmara Ribeirão.

Por Marco Aurélio Tarlá