Presidente da Coderp presta esclarecimentos em plenário

Empresa é responsável pelo desenvolvimento, manutenção e evolução dos sistemas que atendem a administração pública direta e indireta do município
Presidente da Coderp presta esclarecimentos em plenário

Fotos: Aline Pereira

Os vereadores receberam em sessão extraordinária, na tarde desta terça-feira, 23 de abril, a Presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto – Coderp, Guatabi Bernardes Costa Bortolin, para prestar esclarecimentos sobre a dívida referente ao período de 2013 a 2016. A convocação aconteceu após aprovação em plenário do requerimento 1162/2019, de autoria do vereador Marcos Papa (Rede).

A convocação de Guatabi deve-se ao projeto de Lei Complementar que tramita na Câmara, de autoria do Executivo, que pretende parcelar em 20 meses uma dívida da Prefeitura com a Coderp superior a R$ 28 milhões. A presidente, durante a sabatina, esclareceu que outros serviços prestados na gestão anterior que totalizam cerca de R$ 21 milhões não foram reconhecidos pela prefeitura, tendo sido considerados prejuízo para a empresa. Disse que desde quando assumiu, todos os serviços prestados são regidos por contratos e têm emissão de notas fiscais, com supervisão profissional nos processos financeiros e administrativos.

Sobre a receita atual da Coderp, Guatabi revelou que a empresa está em situação financeira delicada, e se mantém através de financiamento para pagamento de débitos que têm sido honrados em parcelamentos. Acerca dos vencimentos e capacidade técnica do quadro funcional, a presidente afirmou que os servidores de carreira da empresa são capacitados e a evolução funcional de cada um se deu dentro da legislação vigente. Segundo ela, a Coderp tem um total de 182 funcionários, sendo 54 em cargo permanente (estáveis ingressados antes de 1988), 93 concursados e 35 comissionados que exercem funções de diretoria e assessoria jurídica.

Quando questionada sobre a Coderp na Operação Sevandija e o posicionamento da diretoria atual sobre possíveis auditorias, levantamento de dados e apurações, Guatabi afirmou que os envolvidos foram responsabilizados pela justiça em período anterior à sua gestão, mas notifica o Ministério Público nas questões que define como pertinentes.

"A Coderp está se reestruturando e tentando melhorar seu parque tecnológico para prestar atendimento a outras prefeituras", disse a presidente enfatizando que a empresa presta serviços também para o Daerp, Sassom, GCM, IPM, Cohab, Fundação de Formação Tecnológica, Fundação Pedro II, Fundet, Transerp, Câmara Municipal e Fipase. "Na reestruturação foram retirados de dentro da Coderp setores que não estavam relacionados com a área de Tecnologia da Informação", complementou.

A íntegra da sessão está disponível nas redes sociais da TV Câmara: Facebook e Youtube - TV Câmara Ribeirão Preto.

Por Marco Aurélio Tarlá