Presidente Maraca assina novo convênio em prol dos alunos da cidade

Iniciativa dará continuidade ao Programa Escola na TV, que democratiza ensino em Ribeirão Preto
Presidente Maraca assina novo convênio em prol dos alunos da cidade

Na tarde desta segunda-feira, 14 de março, o presidente do Legislativo Alessandro Maraca (MDB), assinou no Palácio Rio Branco, convênio para continuidade do Programa Escola na TV por mais um ano, realizado em parceria entre TV Câmara Ribeirão e Secretaria Municipal da Educação.

O Programa tem por objetivo viabilizar a transmissão, em formato audiovisual, de conteúdos educacionais para alunos da rede municipal de ensino, possibilitando que tenham acesso à complementação dos conteúdos inerentes da proposta pedagógica e curricular oferecida no ensino regular.

"Nós sabemos que a Covid-19 mudou o mundo, inclusive quanto à educação. Por isso buscamos, mesmo com dificuldades, levar ensino e conteúdo de qualidade às crianças e proporcionar a inclusão dos alunos no mundo digital", afirmou o presidente Maraca.

Além do chefe do Legislativo, participaram o vereador Maurício Gasparini (PSDB), o coordenador de comunicação da Câmara Sérgio Figueiredo, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), o secretário municipal da Educação Felipe Elias Miguel, o secretário da Casa Civil Ricardo Aguiar e a professora coordenadora do Programa Escola na TV, Paula Ripamonte.

A iniciativa possibilita que os alunos que não possuem acesso à internet acompanhem as atividades oferecidas pela Secretaria Municipal da Educação para a recuperação das defasagens de aprendizagem impostas pelo período de pandemia, além de diminuir a desigualdade social, democratizando o acesso às atividades pedagógicas digitais por meio do suporte que a TV oferece.

O projeto visa atender aos alunos da Educação Infantil, através de programação para crianças de 6 meses até 5 anos (CEI e EMEI); Ensino Fundamental, com programação para estudantes do 1º ano ao 9º ano; Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.

"A Câmara já impactou milhares de vidas através desse projeto em que a TV do Legislativo cumpre sua função social, levando educação e inclusão aos lares pela TV aberta e internet", disse o vereador Gasparini.

O projeto já atingiu 460 mil visualizações na plataforma digital, e segundo a coordenadora o foco agora é o reforço dos alunos na alfabetização e matérias essenciais.

"Estamos entrando com uma grade diferenciada, atendendo alunos dos períodos da manhã e tarde, com aulas um pouco mais curtas e diretas, com foco na recuperação dos conteúdos que ficaram atrasados durante a pandemia", afirmou Ripamonte.

As aulas são gravadas e transmitidas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h e das 12h30 às 15h, na TV Câmara, pelo canal 6.3 da TV digital, e pela página Escola na TV Ribeirão Preto no Facebook e no Youtube.

Texto: Marco Aurélio Tarlá (MTB 64.025/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)