Programa Câmara na Escola inicia 2011 com novidades e maior integração social

Estudantes poderão conferir a história da política local e nacional das últimas três décadas em exposição fotográfica; organizadores vão até a Fundação Casa, antiga Febem
Câmara na escola
Programa Câmara na Escola inicia 2011 com novidades e maior integração social

Foto: Newton Barbosa
O programa Câmara na Escola começa fevereiro de 2011 com duas novidades. Nas visitações agendadas pelas escolas, os estudantes poderão aprender parte da história da política local e nacional das três últimas décadas através da exposição de fotografias “Marcas da História”, do repórter fotográfico Newton Barbosa. E, pela segunda vez, o programa irá até a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação Casa), antiga Fundação para o Bem Estar do Menor (Febem), com a participação do presidente da Casa de Leis, Nicanor Lopes, e demais vereadores.

A instituição é ligada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania. Ela presta assistência a jovens de 12 a 21 anos incompletos. A iniciativa é considerada peça importante para aperfeiçoar o modelo pedagógico na unidade de Ribeirão Preto.

Através do programa as pessoas passam a conhecer o funcionamento diário da Casa de Leis e os trabalhos dos vereadores em seus gabinetes e no Plenário. Elas também recebem cartilhas e assistem a um vídeo institucional. O programa estimula a reflexão, a opinião e a consciência crítica. É um complemento das aulas de Geografia e História, afirma a monitora Daniele Costa Vicente.

Nos dois primeiros anos da Legislatura 2009/2012, os organizadores do programa Câmara na Escola atenderam 45 estabelecimentos de ensino, um recorde histórico registrado no Legislativo de Ribeirão Preto.

Pelo prédio da Câmara passaram cerca de 4 mil alunos no período, segundo a coordenadora Flávia Strabeli, que verificou aumento representativo na procura durante o último semestre de 2010.

“O programa ficou mais conhecido através da divulgação nas escolas, no Site Oficial e, principalmente, na TV Câmara”, explica Flávia. Somente em 2010 participaram 2.548 alunos de 28 escolas. Em 2009, foram 1.462 alunos de 17 escolas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3607.4160.