Projetos de proteção à mulher são aprovados pelos vereadores

Em discurso emocionado, vereador Dadinho se despede, para que Waldyr Vilela reassuma a cadeira, conforme decisão judicial
Projetos de proteção à mulher são aprovados pelos vereadores

Por: Silvia Morais - Fotos: Allan S. Ribeiro

Realizada mais uma sessão ordinária nesta quinta-feira, 16 de maio, quando foram discutidas sete matérias pelos vereadores presentes.

Iniciando as votações, o vereador Rodrigo Simões (PDT), fez uso da Tribuna para explicar sobre o projeto de lei de sua autoria que dispõe sobre a obrigatoriedade de bares, restaurantes e casas noturnas de adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco. O projeto foi aprovado.

Também em discussão única, foi aprovado o projeto de lei da vereadora Gláucia Berenice (PSDB), instituindo o mês “Maio Laranja”, dedicado à realização de ações voltadas ao combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O projeto de lei alterando a redação do Artigo 1º e seu Parágrafo único, da Lei nº 14252, de 05 de novembro de 2018, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto ao Banco do Brasil S/A, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado.

Outro projeto de lei de autoria de Rodrigo Simões, tratando sobre a instituição de campanha educativa e incluindo no Calendário Oficial de Eventos do Município de Ribeirão Preto, a conscientização da população sobre o tema “Agosto Lilás”, visando combater a violência contra a mulher, foi aprovado.

Com inversão de pauta requerida pelo vereador Alessandro Maraca (MDB), foi aprovado o projeto de lei de sua autoria, declarando de Utilidade Pública Municipal a Associação Esportiva Alligators Football Team.

Na sequência, foi aprovado o projeto de lei instituindo no município de Ribeirão Preto, a obrigatoriedade de informação da atualização cadastral pelos oficiais de registro de imóveis em todas as transações imobiliárias no município de Ribeirão Preto, de autoria do Executivo Municipal.

Encerrando a pauta, foi aprovado o projeto de lei criando no Calendário Oficial do Município de Ribeirão Preto, o Campeonato Paulista Universitário (FUPE), conferência Ribeirão Preto, a ser realizado no 2º semestre de cada ano, de autoria do vereador Dadinho (PTB).

Em razão de decisão judicial lida no início da sessão, determinando que o vereador Waldyr Vilela, afastado desde 2017, reassuma sua cadeira, que até então ocupada por Dadinho, seu suplente. Desta forma, Dadinho realizou um discurso de despedida desta legislatura, fazendo uma retrospectiva de sua vida política até o momento, e reconhecendo o acolhimento por todos os vereadores, Dadinho se despediu em meio a muita emoção de todos presentes.