Proteção do jovem no trabalho foi tema de aula ministrada por juíza em evento da Escola do Parlamento

Alunos do SENAC tiveram oportunidade de ouvir a juíza Márcia Cristina Sampaio sobre a legislação que protege jovens no mercado de trabalho
Escola do Parlamento

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, promoveu na tarde desta última segunda-feira, 24 de abril, uma aula ministrada pela juíza da 5ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto e coordenadora do Juizado Especial da Infância e Adolescência – JEIA-RP, Dra. Márcia Cristina Sampaio Mendes. O tema abordado foi “Os Poderes Públicos e a proteção do jovem no trabalho”.

Os alunos do Programa de Aprendizagem do Senac de Ribeirão Preto compareceram acompanhados pelos professores Milton Marcondes Teixeira Junior e Priscila Delfino Mazzo, e foram recepcionados pela coordenadora do Programa Câmara na Escola, Flávia Strabeli, que proporcionou aos estudantes uma palestra sobre o funcionamento do legislativo. Em seguida os jovens tiveram a oportunidade de assistir a aula da juíza, que explicou entre vários pontos, o motivo da idade mínima para iniciar ao trabalho, a legislação que protege adolescentes e jovens no mercado de trabalho, dados sobre o aumento de ocorrências de trabalhos análogos à escravidão na região. Ao final, os jovens participaram com questionamentos esclarecendo suas dúvidas.

Acompanharam também o evento a vereadora Perla Muller (PT), a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ribeirão Preto, Regina Pessoti e servidores do Legislativo.

O presidente da Câmara, Franco Ferro (PRTB), considera positiva a iniciativa de eventos deste porte para a sociedade de Ribeirão Preto. “O legislativo apoia e incentiva todos os trabalhos que visam assegurar oportunidades e proteção aos jovens”.

Edgar Prandini, presidente da Escola do Parlamento, destacou na abertura do evento que “através deste tipo de atividade educacional, ter essa relação de cidadania com troca de experiência para melhorar nossa cidade, é o objetivo do órgão”.

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pode ser acessado através do link: https://www.youtube.com/watch?v=LIq6fhFM0Zs

Texto: Silvia Morais / Fotos: Murillo Fernandes - estagiário