Resíduos verdes e coleta seletiva foram temas de sessão extraordinária

Suspensão de contrato com empresa responsável pelo pica-galho, vem gerando transtorno em todo município
Resíduos verdes e coleta seletiva foram temas de sessão extraordinária

Por: Silvia Morais - Fotos: Allan S. Ribeiro

Os vereadores da Câmara Municipal de Ribeirão Preto realizaram nesta quinta-feira, 23 de julho, sessão extraordinária para ouvir o chefe da Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU), Joselito Campos da Silva.

A sessão extraordinária foi provocada por requerimento de autoria do vereador Marcos Papa (Cidadania), que solicita o esclarecimento sobre a atuação da manutenção e da gestão dos resíduos verdes no município e a atual situação da coleta seletiva.

O incêndio que ocorreu recentemente no aterro localizado na rodovia Mario Donegá, local que deveria funcionar a trituração de massa verde do município, e a suspenção do contrato com a empresa vencedora do processo licitatório foi o foco dos questionamentos do vereador Marcos Papa.

Foi confirmado por Joselito que o município encontra-se sem a coleta e destinação de resíduos verdes devido a suspenção do contrato com a empresa Serverde Comércio de Plantas e Serviços Ambientais, pelo não cumprimento da meta exigida. O Contrato previa a trituração de 1.700 toneladas por mês, mas a empresa triturou apenas 623 toneladas em março,  90,4 e 229,30 toneladas em abril e maio respectivamente.

Sobre o incêndio, a única providencia tomada pelo chefe do setor foi um boletim de ocorrência e que até o momento não foi aberta nenhuma sindicância para verificar se o incêndio teve origem criminosa.  O fato gerou transtornos na cidade, pois com a suspensão do recebimento de descarte de massa verde houve aumento de galhadas em vários pontos do município.

O atual estado de pandemia instalado na cidade, provocado pelo COVID-19, é o motivo apresentado por Joselito para a suspenção da coleta seletiva. E com o questionamento de Marco Papa sobre a campanha de educação ambiental, exigida no contrato com a empresa responsável pela coleta seletiva, Joselito alegou que foram confeccionados folhetos de orientações e que o site “Recicla Ribeirão” está pronto, mas não se encontra no ar pelo motivo da suspenção temporária da coleta.

O presidente da Câmara, Lincoln Fernandes (PDT), encerrou a sessão lembrando Joselito que o mesmo esteve em outra sessão no ano de 2019 prometendo aos vereadores que o problema seria resolvido, mas como ele foi novamente convocado, significa que o problema não foi resolvido.