Reunião debate reutilização de água da chuva para Lagoa do Saibro

Legislativo e GAEMA buscam soluções para salvar ponto de recarga do Aquífero Guarani
Reunião debate reutilização de água da chuva para Lagoa do Saibro

Fotos: Aline Pereira

O vereador Maurício Vila Abranches (PTB) realizou, na tarde desta segunda-feira (23), reunião com o GAEMA - Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente, para a solicitação de autorização para a construção de galerias de água da chuva para a lagoa do Saibro, que fica na zona leste da cidade, e é ponto de recarga do Aquífero Guarani.

O parlamentar lembrou que a prefeitura está impossibilitada de agir através da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, porque há determinação do Ministério Público que proíbe o direcionamento da água da chuva para a lagoa. "Nós estamos tentando sensibilizar o GAEMA para que nos ajude, porque no meu ponto de vista isso não foi uma atitude correta. Está prejudicando uma cidade inteira ", destaca.

Mauricio Vila Abranches recebeu, entre outras autoridades, a promotora de Justiça do GAEMA, Cláudia Maria Lico Habib Tofano, e juntos debateram os meios para o desvio das águas pluviais para a lagoa, a fim de proporcionar revitalização e preservação. "A lagoa está desaparecendo e nós queremos a solução pra isso. Nós vamos encontrar a saída e ver novamente esse patrimônio natural revitalizado", conclui Maurício. Participou também da reunião o vereador Marcos Papa (REDE), que incentiva o reuso das águas servidas para proteção ao Aquífero Guarani.

Por Marco Aurélio Tarlá