Início do Conteúdo

Reunião Pública debate diabetes no Plenário da Câmara

Especialistas e pacientes do SUS foram ouvidos pelos parlamentares
Reunião Pública debate diabetes no Plenário da Câmara

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 21 de novembro, no Plenário do Legislativo, um debate público sobre saúde, que teve como tema principal o controle ao diabetes.

Além dos vereadores Alessandro Maraca (MDB) - presidente, Bertinho Scandiuzzi (PSDB), Jean Corauci (PSB) e Renato Zucoloto (PP), participaram a secretária municipal da saúde, Jane Aparecida Cristina, servidores da pasta, profissionais da saúde e sociedade civil.

O médico especialista em diabetes Dr. Carlos Eduardo Barra Couri fez uma explanação na tribuna sobre os índices da doença no país e citou a Educação como tratamento fundamental; além do método de controle através do Libre, que é um sensor de glicemia que pode ser usado junto ao corpo para controle de açúcar, sem uso de agulhas ou furos.  

Usuários do SUS também utilizaram a tribuna para explanar as necessidades do dia-a-dia, como Talita, mãe de uma criança de 3 anos com diagnóstico de diabetes. Para ela é fundamental que o poder público forneça gratuitamente o Libre para garantir a saúde das pessoas. "É muito importante o fornecimento do Libre, principalmente para as crianças, porque não são apenas as complicações que o diabetes causa, mas também o risco de morte que elas correm", afirmou. 

Segundo o portal oficial do Ministério da Saúde, o diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-as em energia para manutenção das células do nosso organismo. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticar atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitar consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

A íntegra da reunião está disponível no canal do youtube da TV Câmara Ribeirão através do link: https://www.youtube.com/watch?v=Xto6tgIy73s

Fotos: Thaisa Coroado / Texto: Marco Aurélio Tarlá