Ribeirão sedia II Encontro da Pessoa com Deficiência Visual e Auditiva

O evento acontece, na quinta-feira, dia 28 de junho, das 14h às 16h30, no Plenário da Câmara Municipal, na avenida Jerônimo Gonçalves, 1.200, centro - Ribeirão Preto SP
Ribeirão sedia II Encontro da Pessoa com Deficiência Visual e Auditiva

Por/foto: Assessoria gabinete Mauricio Vila Abranches

Na quinta-feira, dia 28 de junho, será realizado o II Encontro da Pessoa com Deficiência Visual e Auditiva, em comemoração ao “Dia Municipal do Surdocego”. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de ações e políticas públicas que garantam serviços públicos de qualidade e os direitos da pessoa surdocega. O evento é uma realização dos vereadores Maurício Vila Abranches (PTB) e Elizeu Rocha (PP), autores da Lei 14.011/2017, que incluiu no Calendário Oficial de Eventos do Município, o dia 27 de junho como “Dia Municipal do Surdocego”.

“Este é o nosso segundo encontro e estamos felizes em atender à solicitação do munícipe, André Luiz Mendes Siqueira, que é sudocego, e esteve na Câmara, cobrando ações e iniciativas que garantam oportunidade de educação e trabalho. As ações de acessibilidade são fundamentais para a inclusão social. Temos que ser persistentes pois a mudança é gradativa e não pode ser esquecida jamais ”, informou Maurício Vila Abranches.

O vereador Elizeu rocha, defende a luta em favor de quem mais precisa. “Este dia com certeza representa muita luta para quem enfrenta tantas dificuldades no dia a dia. Fico muito feliz de poder, de certa forma, prestar essa homenagem com o Dia Municipal da Pessoa Surdocega”.

O vereador Luciano Mega, presidente da Comissão Permanente do Direito da Pessoa com Deficiência, ressalta a importância da inclusão social “este evento é uma conquista para todo o legislativo. Está iniciativa, que já está no segundo ano, atende a necessidade de acessibilidade. Como presidente da Comissão do Direito da Pessoa com Deficiência, me sinto realizado, com o pregão que irá acontecer, no dia 27 de junho, pela Mesa da Câmara Municipal, que visa a contratação de um tradutor de libras (língua Brasileira de Sinais), para atuar aqui nesta Casa de Leis.  Está foi uma proposta da Comissão do Direito da Pessoa com Deficiência, do ano passado, a qual também presidi, composta ainda pelos vereadores Adauto Marmita e Maurício Vila Abranches. Promover a inclusão social e acessibilidade é uma das funções primordiais do legislador”.

“Nosso objetivo é promover o bem-estar, a saúde, dignidade, acessibilidade e inclusão social” conclui Vila Abranches.

O evento contará com a tradução para língua brasileira de sinais, como os intérpretes: Pamela Cupaiuolo Tognon, Kérima Garcia e Gesiel Guirra.

Sobre o assunto: No dia 27 de junho é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Surdocega. A data foi escolhida em homenagem a Helen Keller, que nasceu nesse dia e foi um grande exemplo de superação, se tornando escritora e ativista social norte-americana e a primeira pessoa surdocega a entrar para o ensino superior. A surdocegueira é uma deficiência única e apesar de estar associada a cegueira e surdez, não consiste na somatória de ambas, mas tem características peculiares, como graves perdas auditivas e visual, não havendo, porém, uma privação total dos dois sentidos.

Programação:

14h - Abertura com a palavra dos vereadores: Maurício Vila Abranches e Elizeu Rocha, autores do Projeto de Lei que institui o Dia 27 de junho, como Dia Municipal do Surdo cego; vereador Luciano Mega, presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal e do presidente do Legislativo, vereador Igor Oliveira.

14h15 - Apresentação do Hino Nacional em libras, por Janaína Iwanaga.

14h25 - Apresentação do Coral da ADEVIRP.

14h50 - Testemunho de vida da pedagoga e pós-graduanda em libras: Adriana Ap. Moreira Siqueira, esposa de André Luiz Mendes Siqueira, surdocego, idealizador do “Dia do Surdocego”.

15h05- Palestra com Janaína Iwanaga, Portadora da Surdocegueira, Graduanda em Pedagogia.

15h20 - Palestra com o Presidente da Associação de Surdo de Ribeirão Preto (ASRP), Cleiton Batista da Silva.

16h - Encerramento com os vereadores Mauricio Vila Abranches e Elizeu Rocha